LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Multinacional que atua na reciclagem de metais, Umicore vai apresentar seu modelo de negócios no painel “O Outro Lado da Moeda”

Produzir, reciclar e reaproveitar. Com 200 anos de história na mineração, a multinacional belga Umicore se modernizou para atender aos parâmetros globais de desenvolvimento sustentável. Com atuação em todo o Brasil, a empresa recicla 2 mil toneladas de resíduos de metais por ano, completando o ciclo da economia em sua cadeia de produção. O modelo, que inclui a reciclagem e o refino de metais preciosos, será apresentado no painel “O Outro Lado da Moeda”, como parte do Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, que a Ajorio promove no próximo dia 22 de outubro, na Casa Firjan.

De acordo com o diretor da Umicore Brasil, Paulo César Petean, o objetivo da apresentação é mostrar aos empresários de joias uma possibilidade de negócio que preza pela sustentabilidade, ao adotar o metal reciclado como matéria-prima. Com clientes do setor no Rio de Janeiro, São Paulo e em alguns estados no Norte do país, Paulo diz que as empresas interessadas em trabalhar com este material deverão avaliar se o modelo irá valer a pena considerando o tamanho da empresa. “O produto reciclado muitas vezes se torna mais caro do que o original devido à tributação. Isto é um problema que enfrentamos no Brasil. O benefício virá na ponta da venda, ao atrelarmos os valores de sustentabilidade à imagem da marca. É um investimento que compensa dependendo do tamanho da empresa e de como ela deseja se posicionar no mercado”, explicou.

Segundo Paulo, as medidas de sustentabilidade adotadas pelo grupo não se restringem aos processos de reciclagem, mas envolvem uma série de ações de compliance que norteiam a atuação da empresa. “Temos, por exemplo, um rigor muito grande com nossos fornecedores. Só adquirimos materiais de empresas certificadas, não coletamos resíduos de pequenos mineradores que não sejam legalizados”, informou.

Clique aqui para se inscrever.


As principais fontes dos resíduos vêm da indústria de eletroeletrônicos e química. Por meio da reciclagem de placas de circuitos e bateria de celular, podem ser extraídos diversos metais, incluindo uma pequena quantidade de ouro e prata. Já dos resíduos de catalizadores é possível obter platina, paládio e ródio, que podem ser usados para a fabricação de novos catalizadores.

No caso da Umicore, que, além da área de reciclagem, atua nas áreas de catálise e tecnologia de superfície, uma parte do material é consumida pela própria empresa. Quando há excedente, ou quando o produto fruto da reciclagem não faz parte da cadeia produtiva da empresa, os materiais são vendidos para outras indústrias. Os setores de eletroeletrônica, de pigmentos, de fertilizantes e de automotores são os principais clientes da Umicore. Fabricantes de bateria também compram os componentes reciclados.

Joalheria

Resíduos da fabricação de joias, como restos de produção e materiais descartados por falhas na qualidade, além da química dos banhos, também podem ser reciclados gerando uma nova matéria-prima. “Todo este material pode ser transformado em metais preciosos que serão utilizados para a fabricação de novas joias. É uma forma de recuperar o custo do material e gerar valor para o negócio”, afirmou.

O Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias chega ao seu sexto ano consecutivo com a missão de levar informações e promover o debate em torno dos principais assuntos de interesse coletivo das empresas de gemas, joias, bijuterias, relógios e afins de todo o Brasil. Esta edição terá como tema a sustentabilidade, questão que vai nortear debates, painéis e entrevistas com os principais stakeholders e especialistas do setor. O evento é uma realização da Ajorio em parceria com a Firjan e o IBGM. Clique aqui para fazer a inscrição e, para conferir a programação completa, clique aqui.

Sobre a Umicore

Grupo global de tecnologia e reciclagem de materiais com cerca de 10.400 funcionários e receita (excluindo metal) de € 3,3 bilhões (faturamento de € 13,7 bilhões) em 2018.

A Umicore gera a maior parte de suas receitas e dedica a maior parte de seus esforços de P&D para as tecnologias limpas, como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis ​​e reciclagem. O principal objetivo da Umicore de criação de valor sustentável baseia-se na ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de uma forma que cumpra sua missão: materiais para uma vida melhor.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br