Foi dada a largada para o lançamento da quarta edição do guia É do Rio!, publicação da Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro (Ajorio) em parceria com o Sebrae/RJ, que apresenta o trabalho de mais de 70 marcas de joias e bijuterias que representam o estilo e o jeito carioca de ser. O guia está aberto para a participação de designers e empresas do Rio de Janeiro que possuam CNPJ. O prazo de inscrição vai até o dia 13 de julho, para quem já entrou nas edições anteriores, e até 27 de julho, para novos criadores.
Na última quinta-feira (28/06), a consultora e especialista em História da Arte Regina Machado apresentou o projeto editorial, que será elaborado com base no tema Poéticas Urbanas. “A novidade desta edição é que teremos páginas conceituais, alinhadas com a ideia que relaciona a joia com a poesia da cidade. Nosso imaginário está na beleza e na alegria de viver. Temos que aproveitar este valor que o Rio de Janeiro nos oferece para contar a história das nossas joias e bijuterias”, explicou.
Para esta edição, dirigida ao público final, será produzido um editorial de moda para mostrar, de forma conceitual, como as peças se encaixam nos corpos das modelos e que é possível combinações de joias e bijuterias no mesmo look. Nas páginas seguintes, serão apresentadas as marcas com fotos destacadas das peças e os endereços dos pontos de venda e ateliês. Assim como as anteriores, a publicação é bilíngue e tem uma versão online.
“As joias e bijuterias cariocas têm características próprias que fogem às sazonalidades da moda mais efêmera. Seu estilo próprio, mais despojado, identifica-se com o jeito carioca de ser, ou seja, tem uma ligação poética com a essência das pessoas”, disse Regina sobre a escolha do tema. “Vamos mostrar como as poesias da cidade se manifestam nos acessórios e se realizam no espírito dos consumidores”, completou.
Como esta edição é dedicada à cidade, também terá um editorial sobre o Rio de Janeiro e seus pontos turísticos. “Pensamos em lançar, na esteira do guia, uma campanha de amor pela cidade. O Rio é lindo e suas joias também são”, afirmou Regina Machado.
Parceria
O guia É do Rio! será lançado em outubro no Veste Rio e será distribuído em feiras, eventos de moda e pontos turísticos. A Ajorio firmou uma parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau que vai atuar na distribuição em hotéis e pontos estratégicos para o turismo. “Esta é uma parceria muito importante que vai impulsionar o alcance do guia. A proposta é chegar até o público estrangeiro, mostrando o que o nosso design tem de mais criativo e inovador”, afirmou a diretora-executiva da Ajorio, Angela Andrade.
As empresas que se interessarem em participar do projeto vão passar por uma curadoria para a seleção das peças que farão parte do editorial e do catálogo. Mais informações pelo e-mail