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Pela primeira vez, Fevest terá joias e bijuterias à venda no atacado e no varejo

A Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima de Nova Friburgo - Fevest abriu as portas para as joias e bijuterias, que serão vendidas no atacado e no varejo nos cinco dias do evento – de 4 a 8 de julho. A novidade surgiu do projeto que uniu empresários de moda íntima de Friburgo e designers do Rio de Janeiro na criação de coleções baseadas no conceito “lingerie joia”. Lançado na edição passada pela Associação de Joalheiros do Rio de Janeiro (Ajorio), Firjan, Sebrae/RJ, CNI e Sindvest, o Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias) reuniu 27  marcas que trabalharam em duplas e/ou trios no desenvolvimento das peças conceituais que serão exibidas no desfile de abertura de feira.

Além do desfile, as marcas cariocas Ame Mais; Zóia; Prateando Joias; Vyx Ipanema; Pantai;  Atelier Dulce Marine; Iddha; Union Acessórios; Diogo Dalloz Joias; Márcia Mór; Creative Brazil; Yara Figueiredo e Tatiana Zaharof vão estar reunidas no estande do Procompi com as peças da coleção “lingerie joia” e de outras linhas, para venda no atacado e para o consumidor final dos dois últimos dias da feira.

Desfile Fevest Lingerie JoiaSegundo a presidente da Ajorio, Carla Pinheiro, a participação dos empresários de joias e bijuterias no evento representa a conquista de um importante espaço para a geração de novos negócios. “Conseguimos fazer a convergência setorial, unindo dois segmentos de suma importância para imagem do Rio de Janeiro. São mercados que geram divisas, são grandes exportadores e produzem agenda positiva de trabalho”, resumiu.

De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindivest), Marcelo Porto, a expectativa é continuar com a parceria nas próximas edições e agregar projetos diferentes. "Esta foi a primeira de muitas outras ações. Todos aprenderam muito e o objetivo é dar continuidade, para agregar mais ideias e parceiros. A parceria com a Ajorio foi ótima, possibilitou experiências novas. Tivemos um período muito rico de conhecimento",  avaliou.

Uma prévia do que será mostrado este ano pôde ser visto na última edição, quando foi apresentada, no desfile de abertura da Fevest 2017, uma peça conceitual criada pela equipe de Moda do Senai em parceria com a Art’Lev Design de Joias, composta por lingerie de microfibra de poliamida com renda guipir, três metros de cordão em ouro branco e 152 brilhantes, avaliada em R$ 12 mil. A peça foi produzida para inspirar os participantes, mostrando como os dois setores podem trabalhar juntos.

Após um ano de trabalho, as duplas produziram coleções tão diversas quanto originais. A designer de joias Yara Figueiredo e o estilista Vinícius Loureiro, da Sapeka Lingerie, por exemplo, apostaram no erótico chique, com lingeries em tons básicos e joias fetiche. Já Valéria Berkovitz, da Vyx Ipanema, viu no Rock in Rio uma oportunidade para criar lingeries e acessórios rock’n’roll. “Na época do festival, tinha muita vitrine com roupas para roqueiros, mas na moda íntima não havia nada com esta pegada. Por isso decidimos seguir este caminho”, conta.

A Creative Brazil vai apresentar uma coleção básica, com joias versáteis, que podem ser usadas tanto na peça quanto no corpo. Márica Mor se apropriou de formas geométricas masculinas, como fios, triângulos e setas, para junto com a Lia Lou criar uma coleção que represente a mulher atraente, poderosa e que sabe o que quer. “Inclusive o romantismo”, comenta Márcia.

A Ame Mais e Lalie Lalou uniram o simbolismo das pedras com as cores do lingerie, compondo kits cheios de significados. E Vanessa Wagner, da Zoia, se inspirou no Tangram para desenvolver acessórios feitos de sobras de tecidos que casam com a coleção de homewear da Montheal.

Guardadas a sete chaves, as peças que serão apresentadas na Fevest passaram pela curadoria dos especialistas em Moda da Firjan, Ajorio e Instituto Rio Moda e somente serão apresentadas ao público no desfile de abertura da Fevest 2018.

Sobre a Fevest

A Fevest chega à sua 28º edição no ano em que Nova Friburgo comemora seu bicentenário. A apresentação do conceito “lingerie joia” será um dos grandes atrativos do evento, que também vai abordar sustentabilidade e as macrotendências. A feira irá receber empresários, compradores, fornecedores, entidades ligadas à cadeia têxtil e influenciadores do dia 4 a 6 de julho, das 13h às 20h. Nos dois últimos dias, 7 e 8 de julho, ela funciona de 10h às 20h, aberta ao público que poderá conferir e comprar direto das marcas.

O programa

O Procompi é um programa que resultou da parceria entre o Sebrae com a CNI, Firjan, Ajorio e Sindvest, executado pelo Instituto Moda Rio. A proposta era capacitar gratuitamente empresas de joias e bijuterias e moda íntima para o desenvolvimento conjunto de produtos de alto valor agregado. Durante um ano, eles assistiram a seis workshops, que abordaram temas como gestão, processo produtivo, etapas de comercialização e desenvolvimento de produto. As empresas selecionadas também ganharam consultorias, presenciais e à distância, para cada tema abordado nesses encontros. A etapa final foi o desenvolvimento das coleções, que será apresentada no desfile da Fevest 2018.

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