Períodos econômicos e movimentos culturais que despontaram no Brasil do século XX construíram grandes marcas e transformaram a joia brasileira no que ela é hoje. A joalheria nacional já existe há 200 anos, mas sua formação está estritamente ligada à nossa história recente. Sobre este contexto, Claudia Dayé, autora do livro "Joalheria no Brasil - história, mercado e ofício", fará um panorama da evolução da joia brasileira e suas transformações mais significativas ao longo do tempo.
A palestra "A Joalheria Brasileira na Linha do Tempo" é uma realização da AJORIO e acontecerá no auditório da entidade no dia 05/07, das 10h às 12h. O evento é destinado a estudantes, designers e empresários do setor de joias e bijuterias. As inscrições são gratuitas.
Para ilustrar a apresentação, haverá uma pequena mostra das peças de Caio Mourão, um dos responsáveis pela joalheria autoral no Brasil. O Atelier Mourão - fundado por Caio e hoje na responsabilidade de Paula Mourão - disponibilizou joias icônicas que traduzem parte da história do joalheiro e toda sua criatividade.
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Sobre a palestrante
Claudia Dayé é publicitária pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e pós-graduada em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Claudia Dayé também é fotógrafa, formada pelo Senac. Diretora da agência Lápis de Ponta, há mais de 25 anos atua no desenvolvimento de projetos de comunicação e marketing, tendo, durante este período, pesquisado temas de relevância ligados à publicidade, marcas, identidade e cultura, moda e marketing. Desde 2011, dedica-se à documentação da joalheira nacional, coordenando o projeto “Joalheria no Brasil”, pelo qual publicou, em 2017, o livro de mesmo título, onde é autora e organizadora. Idealizadora e produtora do programa “Joia Brasileira”, que terá início no segundo semestre de 2018, na UNIBES Cultural, em São Paulo.