Com revistas, lápis coloridos, tesoura e cola à mão, designers que participaram do workshop “Desenvolvimento de Coleções Criativas”, conduzido pela consultora Márcia Croce na sede da Ajorio na última quinta-feira (22/03), arregaçaram as mangas para construir um painel semântico, uma das etapas do processo de criação mostrado por Márcia. O evento, uma iniciativa da Ajorio em parceria com o Sebrae/RJ, faz parte do programa de capacitações voltado para designers e empreendedores do setor de joias e bijuterias no Rio de Janeiro.

Na parte da manhã, Márcia fez uma palestra na qual ensinou todo o processo de planejamento para a criação de novas coleções com o sucesso desejado. Técnicas como pesquisa e elaboração do tema, pirâmide de desenvolvimento do produto, treinamento de equipe de vendas e estratégias de lançamento foram apresentadas pela consultora, que destacou a importância do planejamento de longo prazo. “Não importa o tamanho da coleção. Podem ser apenas cinco peças para um grupo de amigas, quanto mais planejado e detalhado for o processo, menor será a margem de erro. O importante é trabalhar dentro do universo das nossas possibilidades”, afirmou.
Márcia fez um link com a palestra sobre “Tendências em Acessórios para o Inverno”, apresentada pela consultora Cris Gurgel no dia 8 de março, na Ajorio, para falar sobre temas para novas coleções. “Podemos usar inúmeras fontes de pesquisa, como o trabalho da Cris, consultorias internacionais, internet e até revistas. Quando a moda já está nas revistas, não estamos antecipando, significa que já massificou, mas não impede de ser uma fonte de consulta. Tudo depende do público que você quer atingir. Alguns perfis de consumidores estão mais alinhados com o que já está nas ruas”, explicou.
À tarde, o grupo se dividiu para elaborar o painel semântico mostrado por Márcia, que tem como principal objetivo impulsionar o processo de criação para se chegar ao tema da coleção. “A imagem é a principal referência para criar o painel. A partir dela, passamos para o conceitual, que tipo de emoção a imagem passa. Quanto mais rico e contundente for o painel, mais próximo estará do desejo do consumidor. Além disso, quando o designer faz o seu painel, ele tem uma defesa maior de autoria. A sua coleção te protege”, explicou.
Durante a palestra, Márcia ainda falou sobre a técnica da pirâmide de desenvolvimento de produtos, que consiste em uma divisão proporcional entre peças mais ousadas e inovadoras, que farão o papel de carro-chefe da coleção, e as mais básicas, para venda em maior escala. E deu ênfase especial ao evento de lançamento, que considera fundamental. “É muito importante fazer um evento para lançar cada coleção. É uma forma de criar ciclos, você acostuma o seu cliente com aquela rotina de lançamentos. Além de ser uma ação motivacional, que marca o momento do nascimento, quando a coleção ganha vida própria”, disse.
Programa de capacitações da Ajorio
Promover a capacitação de seus associados e empreendedores do setor é um dos principais focos de atuação da Ajorio em parceria com o Sebrae/RJ. Segundo a diretora-executiva da Ajorio, Angela Andrade, ao longo do ano serão oferecidas palestras e workshops que tem por objetivo promover o desenvolvimento profissional de forma continuada. “Buscamos ampliar os assuntos das capacitações. Desta forma, quem se interessar por um workshop, terá sempre a possibilidade de aprofundar o tema no evento seguinte”, explicou.
A próxima palestra será sobre o Varejo do Futuro, no dia 9 de abril, com o consultor Luís Rasquilha, que promete repetir o sucesso da última Feninjer. Na Ajorio, ele fará um painel, pela manhã, e à tarde vai conduzir um workshop. O trabalho será pautado nas seis grandes tendências para o varejo, resultado da pesquisa desenvolvida por Rasquilha à frente da Inova Business School.








