LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Sistema Ajorio e Fecomércio se unem para discutir setor de joias e buscar novos mercados e consumidores

Superar obstáculos, encontrar soluções possíveis e reposicionar o setor de olho em novos mercados e novos consumidores. Com essas propostas, a Ajorio concluiu na primeira semana de novembro a série de 3 workshops com a expertise da FGV Projetos cujos resultados serão divulgados no início de 2018. O setor de joias é um dos seis escolhidos pela Fecomercio para a realização do projeto para aprofundar o trabalho do Mapa Estratégico do Comércio. Os demais são os setores de construção, eletrodomésticos, moda, vidro, material elétrico e material de limpeza.

jewelry store 1803808 960 720

“Queremos conhecer a fundo quais fatores contribuem para o desenvolvimento do setor e de que forma podemos nos preparar para promover esse desenvolvimento e para atender a novas demandas do consumidor”, disse a presidente da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (Ajorio), Carla Pinheiro, responsável pela assinatura do convênio com a Fecomércio. 

As pesquisas contaram rodas de discussões que envolveram tanto representantes das joalherias, como de instituições de classe em nível nacional, e de outros estados representativos na cadeia de joias no Brasil, como São Paulo e Minas Gerais, e também membros do Sebrae, Firjan e do IBGM. A primeira reunião, realizada em outubro apontou os problemas enfrentados pelo setor para crescer, entre eles a falta de renovação do consumidor. 

“Os setores estão envolvidos com as questões do dia-a-dia e não param para pensar na cadeia como um todo. É preciso encarar os desafios frente a frente e pensar fora da caixa para encontrar novas soluções, sejam elas propostas de políticas públicas, ou ações simples, que podem modificar por completo antigos hábitos de uma cadeia”, explicou o coordenador de projetos da FGV Projetos, Irineu Frare. 

Identificados os principais pontos problemáticos do setor, os coordenadores do Projeto pediram que os mesmos fossem reduzidos a apenas cinco pontos principais, para que fossem buscadas soluções práticas – entre sugestões de políticas públicas, ações conjuntas e medidas especiais – para serem desenvolvidas pelo setor como um todo. 

Falhas na segurança pública e questões relacionadas à tributação dos produtos foram temas citados pelo setor de joias, em comum com os demais pesquisados. Por outro lado, o setor de joias apontou como desafio um aspecto diferencial dos demais, que é a necessidade de reinventar sua imagem para atrair novos públicos, como o público jovem.

clotildeperez
Professora Clotilde Perez


“Há uma difícil batalha a ser travada pelo setor entre a perenidade representada pela joia, que atravessa gerações, e sua necessidade de mudança para se reposicionar no mercado”, comentou Clotilde Perez, doutora em Semiótica, professora da USP e que foi responsável por workshop realizado pela Ajorio como primeira ação para estimular as mudanças na imagem do setor.

Também mereceu destaque nos workshops as deficiências na capacitação de trabalhadores e gestores do setor, apontadas como obstáculos no desenvolvimento do mercado. Entre as soluções apontadas estão a criação de um modelo de capacitação on-line para vendedores de joias e gestores com certificação reconhecida. “Temos como objetivo estimular o desejo do profissional de vendas pela entrada no setor de varejo de joias”, comentou a diretora executiva da Ajorio, Angela Andrade.

Para Fabiana Mello, coordenadora de Moda do Sebrae, há um certo distanciamento entre o setor hoje e o mercado consumidor e seria interessante promover maior aproximação. Entre as propostas para isso estão um grande estudo baseado em Big Data para ver outras possibilidades de consumidores e suas reais necessidades.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br