Com cerca de 160 inscritos, o Sistema AJORIO realizou no último dia 20 de outubro o IV Seminário de Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, em parceria com o Sistema Firjan e apoio do Sebrae/RJ. Como o setor está se preparando para acompanhar as mudanças de comportamento da sociedade, as novas tecnologias e os novos desafios, foram os temas que permearam os debates realizados com a presença de empresários, designers, autoridades, e os mais diversos representantes do setor de joias do estado do Rio.
O vice-presidente da Firjan, Ricardo Maia, ressaltou que no atual momento é preciso parar para pensar que o “negócio em si” é tão ou mais importante do que a tecnologia empregada a ele. “Estamos na era da experiência, que se completa com Big Data. De nada adiante termos toda a tecnologia do mundo, se não soubermos emprega-la na hora certa, com o cliente, no olho no olho”, disse.
O Seminário também marcou o lançamento da landing page que passará a comercializar virtualmente os produtos de nove marcas do É Do Rio!, uma parceria da Ajorio com o Sebrae. “É fundamental hoje estarmos usando todos os meios de venda. E o e-commerce vai levar a marca É Do Rio! para outras regiões”, comentou a coordenadora de Moda do Sebrae, Fabiana Mello.
Merece destaque também a palestra da professora Clotilde Perez, da Casa Semio de São Paulo, sobre o Espírito do Tempo, que instigou o público presente ao fazer um passeio entre os conceitos de modernidade e pós-modernidade, para repensar como a sociedade consome e de que forma o setor de joias pode se apropriar das atuais formas de consumo, os signos do nosso cotidiano, e as oportunidades de melhorar seu relacionamento com o consumidor.
Também da academia, as professoras Regina Machado e Cidda Siqueira falaram sobre a importância da formação profissional do designer de joias, hoje, que deve abranger não só o lado criativo, mas também trazer conhecimentos em negócios, principalmente empreendedorismo.
Clique aqui para ver as fotos do evento.