Na semana passada, a Presidente da AJORIO, Carla Pinheiro, participou da mesa de lançamento do primeiro núcleo do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) no Rio de Janeiro. Esta é uma parceria entre o Instituto Gênesis da PUC-Rio e a Apex-Brasil – agência do governo brasileiro vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O programa atua de forma gratuita nas empresas participantes promovendo melhorias em seus produtos, seus processos e sua gestão, elevando o nível de competitividade e preparando-as para entrar no mercado exterior.
Para participar do projeto, o empreendimento precisa possuir somente um pré-requisito: ter potencial de exportação. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail
O objetivo do PEIEX é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas brasileiras, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. O projeto faz parte da política industrial do Governo Federal, por meio do Plano Brasil Maior, idealizado no intuito de aumentar a competitividade da indústria nacional a partir do incentivo à inovação tecnológica e à agregação de valor. Estima-se que cerca de 140 empresas sejam atendidas em um ano.
Como funciona?
A partir de uma análise técnica, o PEIEX oferece um diagnóstico gratuito às empresas, identificando ameaças e oportunidades para, posteriormente, apresentar soluções, que podem ser aceitas ou não pelos empreendedores. Ao mesmo tempo, o projeto sinaliza aos agentes econômicos o esforço de médio e longo prazos que se deve empreender no sentido de operar mudanças no padrão de competitividade da região atendida, fundamentado no trabalho de gestão. Sob a coordenação de José Aranha, diretor do Instituto Gênesis, e Luiz Felipe O'Reilly, relações internacionais da incubadora, a equipe do projeto é formada por técnicos extensionistas, que fazem parte do MBA, mestrado ou doutorado da PUC-Rio. Os técnicos estão aptos a oferecer apoio nas áreas de Administração Estratégica, Capital Humano, Finanças e Custos, Vendas e Marketing, Produto, Manufatura e Comércio Exterior. "Não há restrições de setor. A ideia é que a empresa chegue à gente quando se sentir pronta para atingir público no exterior", explica Luiz Felipe O'Reilly.









