Designers e empresários se reuniram recentemente no auditório da AJORIO para traçar as diretrizes para o mais novo projeto idealizado pelo Sistema AJORIO e o SEBRAE, através do APL Joia Carioca: É do Rio! 450.
Além da criação de um melhor posicionamento para os empreendedores que buscam oportunidades no mercado, a ação visa promover o amadurecimento da gestão e a superação dos gargalos que surgem após a criação das peças, incluindo a orientação para as melhores técnicas produtivas e o acerto na precificação.
Abrindo o calendário de ações, Regina Machado, consultora de estilo do setor, ministrou o workshop “Atualização sobre a Cultura Carioca” que contou com a participação especial de Ricardo Leite, diretor de criação da Crama Design Estratégico, criador da logo comemorativa Rio 450. Os presentes puderam ver como foi o processo criativo da logomarca oficial do aniversário da Cidade Maravilhosa e se inspirar com as informações trazidas pelos palestrantes: um verdadeiro impulso para novas criações.
Dando continuidade às atividades, a mesa-redonda “Musas e Clichês da Cidade Maravilhosa” com mediação de Regina Machado e participação de Márcia Mór, designer de joias carioca e Sérgio D´Auria, empresário do setor e ex-presidente da AJORIO, discutiu a capacidade regeneradora dos clichês da cidade, a importância da pesquisa histórica no desenvolvimento de uma coleção e aspectos da comercialização desses produtos, além da captação de ideias, apresentada pelos empresários e designers presentes, para moldar o projeto de acordo com a necessidade do setor.
O projeto, atualmente, está recebendo as imagens das joias e bijuterias que passarão por uma curadoria e então, as selecionadas farão parte do Guia É do Rio! 450 que, além da versão impressa e online, também será um aplicativo para Android e IOS.