LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Inmetro realiza um Painel Setorial sobre o Teor de Cádmio e Chumbo em Bijuterias e Joias

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou nesta quarta-feira (01/10), um Painel Setorial sobre o Teor de Cádmio e Chumbo em Bijuterias e Joias. O evento, realizado no Campus do Instituto, em Xerém, Duque de Caxias (RJ), reuniu empresários do setor de bijuterias e joias e representantes de instituições e entidades de classe de todo o Brasil.

O Painel teve como finalidade apresentar os resultados de testes realizados pelo Inmetro em peças de bijuterias apreendidas pela Receita Federal e também compradas em mercados populares na cidade do Rio de Janeiro, todas de origem chinesa. Foram também discutidos a falta de controle regulatório das bijuterias no Brasil e os altos níveis de metais pesados concentrados nos produtos analisados. Essas peças podem estar colocando a saúde da população e o meio ambiente em risco, devido ao descarte e a exposição a esses metais.

Durante o encontro, representantes da Receita Federal, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Fundação Oswaldo Cruz e empresários do setor apresentaram seus posicionamentos em relação ao objeto em questão.

“A vigilância com as mercadorias que chegam ao Brasil tem que ser constante. No entanto, precisamos de regulamentação para impedir a entrada de peças, em sua grande maioria oriundas da China, com níveis alarmantes de metais nocivos em suas ligas”, destacou Paulo Roberto Ximenes Pedrosa, Chefe do Centro Nacional de Gestão de Riscos Aduaneiros da Receita Federal.

Segundo o Presidente do IBGM, Hécliton Santini Henriques, cresceu a participação de joias folheadas e bijuterias no mercado brasileiro. “A reunião de hoje visa buscar o melhor para a indústria, comércio e para o consumidor final”, completa.

O Inmetro vai apresentar uma proposta de regulamentação, que será submetida, em seguida, à consulta pública. Entre os objetivos, estão a definição dos valores máximos de cádmio e chumbo por peça que serão admitidos no mercado brasileiro; a responsabilidade do fabricante/importador sobre as matérias-primas e insumos em seus produtos e a fiscalização a qualquer tempo dos órgãos responsáveis no mercado, depósitos, aeroportos e portos do país.

Para o Diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo, as peças que contêm alto nível de cádmio e chumbo têm impacto no meio ambiente, na saúde e na balança comercial. “Os países que não têm um bom controle de fronteira, recebem lixo. A questão da regulamentação é indispensável”, finaliza.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

ajorio@ajorio.com.br

WhatsAPP: (21) 96733-3142