LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Seminário discute a necessidade de inovações no setor de joias e bijuterias

Empresários do setor de joias e bijuterias e representantes de entidades de classe se reuniram entre os dias 18 e 19 de agosto, no Rio de Janeiro, para o Seminário “Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias”. O evento discutiu os principais gargalos para o acesso, implantação e melhor uso de novas tecnologias nas indústrias do segmento no Brasil.

Os representantes do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), do Sindijoias-RJ e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) deram início ao evento, que teve como primeiro palestrante José Paulo Silveira, diretor da Macroplan Prospectiva e Estratégia.

Presente à abertura do seminário, a presidente da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio), Carla Pinheiro, destacou a importância do tema em discussão. Disse que o setor de joias e bijuterias sempre tem desafios a enfrentar, e que a maioria das empresas brasileiras do segmento está no século XIX, em termos de parque industrial e tecnologia. “A atividade industrial está muito baixa no país, de uma forma geral. Para que as joias brasileiras sejam mais competitivas no mercado externo são necessárias produtividade e adequação tributária”, completa.

O destaque para o futuro é a máquina de prototipagem rápida por sinterização a laser, que transforma ouro em pó em joia. Com esta nova tecnologia, ainda em fase experimental, de origem alemã e italiana, é possível encurtar o tempo de confecção de joias, otimizar os detalhes de produção e conseguir formas inovadoras de design. 

Entre os palestrantes internacionais, o seminário recebeu Gay Penfold, especialista em joias da Universidade de Birmingham, Reino Unido e Shintaro Yamara, presidente da fabricante japonesa de máquinas Yasuique falaram sobre os avanços tecnológicos para o setor e os desafios que a indústria joalheira está enfrentando para se atualizar e se manter competitiva, respectivamente. Além disso, Dirk Blommaert, diretor de negócios do Panamá Diamond Exchange, abordou as oportunidades de negócios para o setor de diamantes e joalheria da América Latina, com a criação da Bolsa e da Zona Franca na Panamá.

1seminario

Fechando o primeiro dia de evento, as opções para a regulamentação e certificação do setor de joias e bijuterias no Brasil foram abordadas na palestra de Gustavo Kuster, gerente da Divisão de Articulação Externa e Desenvolvimento de Projetos Especiais do Inmetro.

Os gargalos para o acesso, implantação e melhor uso de novas tecnologias nas indústrias do segmento no Brasil foram os pontos centrais do segundo dia de evento. Ecio Morais, diretor do IBGM, deu ênfase à importância da inovação no mundo de constante competitividade dos negócios e mostrou que 74% das empresas do setor de joias e bijuterias não utilizam sua capacidade produtiva total. Outro entrave abordado foi a questão da mão de obra, considerando a dificuldade de conseguir mão de obra especializada para o setor. 

O evento foi finalizado com a exposição dos papéis do IBGM/entidades de classe estaduais e das Federações das Indústrias, do SEBRAE, SENAI, entre outros parceiros, para ajudar a solucionar os gargalos do setor para alcançar melhores resultados.

O seminário “AtualizaçãoTecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias” foi promovido pela Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio), o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e teve o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e do APL Joia Carioca.

Veja mais fotos clicando aqui.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br