LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Novos editais para empreendedores

Empreendedores e jovens com vontade de ter seu próprio negócio encontram duas oportunidades abertas na cidade. O Rio Criativo lançou anteontem um edital para ocupação dos espaços de co-working da sua nova sede, enquanto o Instituto Gênesis, da PUC-Rio, está com inscrições abertas para incubação de projetos inovadores.

Localizada no prédio do Liceu de Artes e Ofícios, no Centro, a nova sede do Rio Criativo foi inaugurada no início do mês. Ocupando quatro pavimentos do edifício, o local conta com salas de incubados, salas de reuniões e consultorias, auditório, lounge com midiateca e terraço e espaço para co-working. É este último que está com um edital aberto para seleção de empresas da área da economia criativa. Elas poderão ficar por até seis meses, gratuitamente, utilizando os 48 postos de trabalho disponíveis para co-working.

— A chamada de ocupação dos espaços de co-working é para empreendedores criativos: podem participar tanto aqueles empreendedores que têm apenas uma ideia quanto aqueles que já têm uma empresa mais estruturada — explica Joana Neves, coordenadora de Economia Criativa do Rio Criativo, acentuando que podem se inscrever tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Os espaços compartilhados são mobiliados com mesas, cadeiras, estantes e têm acesso à internet cabeada e wi-fi — mas os computadores não são fornecidos. Os empreendedores selecionados poderão ter acesso às demais instalações de uso compartilhado do Rio Criativo, como salas de reunião, auditório, copa e cozinha, bem como participar de treinamentos coletivos no espaço.

— O interessante do espaço de co-working é que ele promove a interação entre os empreendedores criativos e permite a troca de experiências e de serviços, e até mesmo a geração de negócios entre as empresas — diz Joana.

RIO CRIATIVO: INCUBADORA

Não há um número fechado de vagas: isso vai variar de acordo com a demanda de cada empresa. A ideia é abrir periodicamente novos editais sempre que houver posições em aberto para co-working.

No fim de agosto, será lançado também o segundo edital de incubação do Rio Criativo, que selecionará 15 empresas para participar de consultorias na elaboração de planos de negócios, planejamento estratégico, assessorias jurídica e de imprensa, entre outras. A primeira turma está em processo de finalização.

— Essas novas empresas deverão ser incubadas no início de 2015 — afirma a coordenadora do Rio Criativo.

Já as inscrições para a incubadora do Instituto Gênesis da PUC-Rio estarão abertas a partir de sexta até 29 de agosto. A incubadora apoia empreendimentos inovadores em áreas como áudio, mídia digital, automação, design, energia e petróleo, entretenimento, meio ambiente, tecnologia da informação, entre outros.

PUC: 150 EMPRESAS APOIADAS

— Temos grande ênfase na economia criativa e em setores que usam a tecnologia da informação como meio — afirma José Aranha, diretor do Instituto Gênesis , que, em 16 anos, já apoiou 150 empresas que faturaram mais de R$ 1,5 bilhão.

Há duas novidades nesse edital: a aproximação com grandes empresas, que poderão contratar as incubadas para desenvolvimento de aplicativos e projetos, por exemplo, e o aporte de capital. Em parceria com a Brain Ventures, as melhores inscritas poderão receber um apoio financeiro.

— Segundo dados do Sebrae, cerca de 50% das empresas que nascem e vão diretamente para o mercado sobrevivem depois de cinco anos. Quando passam por uma incubadora, essa taxa sobe para 75%. Aqui no Gênesis, das 150 empresas que apoiamos, 90% continuam vivas — diz Aranha.

O número de vagas também não é limitado: vai depender da qualidade dos projetos apresentados. E a incubação dura, em média, dois anos.

— Mas não há um tempo certo. A empresa sai quando ela está madura para ir para o mercado — conclui Aranha.

COMO PARTICIPAR

Rio Criativo I - Até 10 de agosto, estão abertas as inscrições para a ocupação dos espaços de co-working da nova sede do Rio Criativo, que fica na Rua Frederico Silva 86, Bloco B/Praça XI. São 48 postos de trabalho e as vagas serão preenchidas de acordo com as demandas das empresas selecionadas. Para participar é preciso ser do segmento da economia criativa. (www.cultura.rj.gov.br)

Rio Criativo II - No fim de agosto, será divulgado o segundo edital para incubação do Rio Criativo. Haverá 15 vagas. A primeira turma de empresas incubadas está se formando e as novas devem ser selecionadas para incubação no início de 2015. (www.riocriativo.rj.gov.br/site/)

Instituto Gênesis - A partir de sexta-feira até 29 de agosto poderão ser feitas as inscrições para a Incubadora do Instituto Gênesis da PUC-Rio. Não há limite de vagas e não é preciso ter vínculo com a universidade. A Incubadora apoia empreendimentos inovadores nas áreas de áudio, vídeo e mídia digital, design, editorial, educação, energia e petróleo, entretenimento, joias e acessórios, logística e geoprocessamento, meio ambiente, TI, entre outros. (www.genesis.puc-rio.br)

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/emprego/novos-editais-para-empreendedores-13304708#ixzz39qx6oid5

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

ajorio@ajorio.com.br

WhatsAPP: (21) 96733-3142