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Nova Proposta da Riojóia tem Aprovação Unânime

Uma proposta ousada com uma mudança radical na concepção da 25ª RIOJÓIA deu vida nova ao evento. Os que apostaram na mudança tiveram uma grata surpresa; a feira foi um sucesso inesperado de vendas

Inserida no milionário mundo da moda, num cenário de glamour e sofisticação, a 25ª RIOJÓIA foi realizada em junho, de forma inédita, no Museu de Arte Moderna, durante o frisson do Fashion Rio, a semana de moda carioca, que já é uma referência internacional como evento lançador de moda e tendências, atraindo compradores do Brasil e do exterior. Orçamento de R$ 4 milhões, 25 mil metros quadrados nos jardins do MAM, crescimento de 30% em relação a edição anterior, 35 grifes desfilando, cerca de 70 mil visitantes, alguns milhões em negócios fechados, um batalhão de jornalistas e fotógrafos nacionais e internacionais, foram alguns dos números do luxo do Fashion Rio, que contribuíram para atrair compradores para a RIOJÓIA. Responsável pelo desafio da mudança, a presidente da AJORIO, Carla Pinheiro, teve apoio do IBGM, do SEBRAE, da APEX e de Heloysa Simão, criadora e organizadora do Fashion Rio.

O clima glamouroso, otimista e de alto astral que envolve os participantes de um circuito fashion contagiou visitantes e expositores da 25ª RIOJÓIA. Num formato bem menor, que deverá ser mantido, a feira concentrou os melhores fabricantes nacionais e uma clientela classe AA, o que a tornou extremamente atraente. O excelente volume de vendas aliado ao charme irresistível da semana de moda, tendo como pano de fundo a bela Baía da Guanabara e o Pão de Açúcar, no Aterro do Flamengo, transformaram a feira, que já era considerada a mais charmosa do país, num espaço privilegiado para a realização de negócios.

Montada num ambiente elegante, que deverá se sofisticar mais ainda para a próxima edição, com um lounge patrocinado pela FITTA DTVM oferecendo canapés e champanhe aos expositores e convidados no final do dia, a RIOJÓIA foi realizada num espaço fechado ao lado do belíssimo Salão Jóia Brasil, mostra de jóias que vem recebendo convites para expor em diversos países. Itens como organização, segurança, gentileza e atenção dos prestadores de serviço, data e, claro, a integração com a semana de moda, foram elogiados pelos participantes.

Sobre o novo conceito da feira, o Presidente do IBGM, Hécliton Santini Henriques afirmou: "a evolução e as mudanças são as únicas coisas permanentes. Foi dentro deste espírito que os promotores da RIOJÓIA decidiram inovar e realizar a feira em um ambiente de moda, criando sinergia positiva entre os eventos, com muito bons resultados, tanto para os expositores como para os visitantes, como a experiência demonstrou. Para a próxima, vamos ter mais tempo para planejar diversas ações que contribuam ainda mais para o sucesso da Feira".

VOLUME DE VENDAS SURPREENDE SETOR

Uma experiência que deu certo, esta foi a síntese da 25ª RIOJÓIA, segundo expositores e convidados, que atenderam prontamente ao convite da AJORIO para participar do evento. A maioria veio pensando apenas em promover institucionalmente a marca; encontraram uma feira bem organizada, compacta e altamente selecionada, o que otimizou os negócios, proporcionando vendas acima das expectativas. Tudo isto em meio ao glamour e a sedução dos desfiles, das rodadas milionárias de negócios do Fashion Business - bolsa de negócios criada pela FIRJAN que atrai compradores de diversos países - , e do apelo irresistível do Salão Jóia Brasil, exposição de jóias, já em sua quinta edição. Todos estes fatores contribuíram para o clima otimista que envolveu organizadores, expositores e convidados, todos prometendo repetir a experiência na próxima feira, que deverá ser realizada anualmente, no mesmo formato, durante os lançamentos das coleções primavera/verão.

Para Marcus Monteiro, assessor da Diretoria de Desenvolvimento Setorial do SEBRAE, a realização da RIOJÓIA em conjunto com a semana de moda foi saudável para as duas partes. "A feira foi beneficiada por estar no nicho de glamour e sedução da moda e o Fashion Rio e o Fashion Business ganharam com a participação da jóia. O Jóia Brasil é um evento maravilhoso, sempre muito bem montado e agora com a RIOJÓIA, os dois eventos saíram ganhando", completou Marcus. AJORIO e SEBRAE têm várias ações em comum, em função, não só do grande volume de exportações do setor joalheiro fluminense, mas também pelo fato de a maioria das empresas joalheiras serem de pequeno e médio porte, objetos da atuação do SEBRAE, que aliás esteve presente no Fashion Rio com um belíssima sala VIP valorizando elementos da arte e da cultura brasileira.

Roseli Duque, da Guilherme Duque, foi uma das expositoras surpreendidas pelo volume de vendas: "Aceitei o convite da Carla, pensando mais na divulgação institucional, já que a feira estaria associada ao Fashion Rio. Mas tive uma grata surpresa com o volume de vendas. Ficamos muito satisfeitos. O que mais me encantou foi o clima de otimismo que tomou conta da feira, o fato de estarmos na semana de moda, num espaço muito bonito, com o Jóia Brasil ao lado, com coquetéis diários e DJs, criou um clima totalmente diferente do que estamos acostumados numa feira de negócios, foi muito gostoso. A organização estava ótima, nunca vi seguranças tão gentis. O tamanho da feira ajudou, não poderia ser melhor", afirmou Roseli.

Eduardo Brüner, da CR Brüner concorda com Roseli. Para ele a feira passou por um upgrade que rejuvenesceu e revitalizou o evento." Foi uma experiência que deu certo, misturou business com a venda da imagem da joalheria e gerou um clima excelente de alto astral, tivemos bons clientes com bom movimento de venda, a iniciativa de realizar a feira junto com o Fashion Rio foi excelente", completou Eduardo.

Uma das clientes VIPs da RIOJÓIA, Rosália Nazaré, de Belo Horizonte enfatizou o sucesso afirmando: " Achei bárbaro a feira junto com o Fashion Rio e com o Jóia Brasil, que apresenta a jóia com a dimensão que ela merece, isto fortaleceu o evento. Adorei tudo, e clima estava delicioso, a idéia de oferecer champanhe nos finais de tarde foi excelente, só achei que os estandes poderiam ser montados de forma mais criativa, mas foi ótimo.

Elói Nervis, da Jóias Alvorada, de Caxias do Sul, elogiou a data, que oferece um espaço de tempo bastante interessante entre as duas edições da FENINJER e toda a organização. " O local foi muito bom, a ligação com o Fashion Rio foi acertada, assim como a proporção do evento e a segurança. Apesar de estarmos num local de grande movimento, não tivemos penetras. E o serviço de garçons, o lounge com espaço para descanso, o pessoal muito atencioso, o champanhe no final do dia, ficou tudo muito chique. Além disso fizemos boas vendas e bons contatos para futuros negócios", disse ele.

 

JÓIA BRASIL

O sucesso do Jóia Brasil já ultrapassou as fronteiras do país. Este ano o evento já mostrou as jóias brasileiras em Londres e no Canadá e tem agendadas mostras em Portugal e Mônaco. Com montagem belíssima, reproduzindo o interior de uma mina de ouro, as jóias de design arrojado mais uma vêz deslumbraram os visitantes. Para Anna Clara Herrmann, idealizadora e curadora do Jóia Brasil, a realização da RIOJÓIA ao lado do Salão, fortalece a imagem da jóia e amplia as oportunidades de venda. "Estar junto a um evento de moda consolida a jóia como acessório fundamental ao figurino da mulher chique", diz ela.


PALESTRA

A AJORIO e o SEBRAE organizaram durante a RIOJÓIA o concorrido debate "O Sucesso da Jóia Brasileira no Exterior", tendo como mediador Carlos Ferreirinha, consultor do IBGM, considerado o mago do luxo. A abertura da palestra foi do Presidente do IBGM, Hécliton Santini Henriques e as palestrantes foram a presidente da AJORIO, Carla Pinheiro; a jornalista e consultora de moda da TV Globo, Regina Martelli; a consultora de estilo do IBGM, Regina Machado e a empresária e designer Miriam Kimelblat. Durante a palestra, foram entregues os certificados às designers selecionadas na etapa Rio de Janeiro para o Prêmio IBGM de Design de Jóias.


PARCEIROS DA AJORIO PRESENTES NA FEIRA

A AJORIO, responsável pela organização da RIOJÓIA, programou vitrines com a exposição de peças de alguns de seus parceiros institucionais, como a Escola de Ourivesaria do SENAI, o curso de pós-graduação em Design de Jóias da PUC/RJ e o NIDA / Programa Via Design do SEBRAE. Pelo Nida participaram os designers Armando Barbosa, Elenice Passos, Key, Jeanine Geammal, Ludmila Valente, Luiza Diniz, Nely Mazorra e Thania Pitta. A Escola de ourivesaria mostrou jóias dos designers Ana Videla, Armando Barbosa, Elizabeth Franco, Jeanine Geammal, Lívia Canuto, Ludmila Valente e Rudolf Ruthner.

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