Realizada pela AJORIO e pelo SEBRAE/RJ, no âmbito do Jóia Carioca - APL de Jóias do Rio de Janeiro -, que tem como principais parceiros o SINDIJÓIAS/RJ, o SNCAPP, o IBGM, o Sistema FIRJAN, a SEDE/RJ e a FECOMÉRCIO, a 26a RIOJÓIA teve todos os ingredientes de sucesso: uma feira sofisticada, alegre, com stands movimentados, expositores fechando negócios, compradores mais otimistas e um clima de motivação e alto astral que imperou durante os três dias. A rigorosa seleção de compradores, o novo projeto visual concebido pela arquiteta Carla Juaçaba e a proposta inovadora, que alia o charme da feira carioca ao glamour da Semana Oficial da Moda Brasileira no Rio de Janeiro, foram itens elogiados pelos participantes.
Eduardo Eugenio, Presidente da FIRJAN, Armando Monteiro Presidente do CNI e Sérgio Malta, Superintendente do SEBRAE/RJ, em visita à RIOJÓIA | Roseli Duque e Eduardo Brüner, com Carla Pinheiro e Angela Andrade | Andréia Lopes, do SEBRAE/RJ e Cristina Malheiros Henriques do Ministério do Turismo |
Roseli Duque, Presidente da AJESP e diretora da Guilherme Duque Joalheria, acredita que a proposta diferente e inovadora cria mais interesse dos clientes para virem ao Rio. “Todos adoram o Fashion Rio, esse glamour atrai e envolve nosso cliente. Esse novo conceito está atraindo o varejo carioca e isso é muito bom para expositores de outros estados”, afirmou Roseli. A designer Lea Nigri, que expôs jóias no Salão Jóia Brasil, achou a feira mais glamourosa, alegre e descontraída, mas ressaltou que o mais importante foi a seleção dos convidados: “a feira está mais seletiva, só vi compradores cadastrados e isso é fundamental”, concluiu.
PARCEIROS DO APL PRESTIGIAM A FEIRA
Pela primeira vez o Presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira e o Presidente da Confederação Nacional das Indústrias, Armando Monteiro visitaram a RIOJÓIA. Acompanhados pelo superintendente do SEBRAE/RJ, Sérgio Malta, eles foram recebidos pela presidente da AJORIO, Carla Pinheiro, e admiraram as belas jóias expostas que estão conquistando o mercado externo. A feira recebeu a visita também de Maurício Chacur, Secretário de Desenvolvimento do Estado, de Alexandre Raposo, Diretor da CODIN, além de representantes de diversas instituições parceiras.
Segundo Andréia Lopes, coordenadora do Jóia Carioca, pelo SEBRAE/RJ, em função do sucesso da RIOJÓIA, várias empresas estão se mobilizando para participar do APL e já está havendo procura de indústrias para participar da 27a RIOJÓIA. “Nossa meta é ampliarmos a próxima feira, que de 20 expositores deve passar para 30”, concluiu Andréia.
Angela Andrade com José Octávio Knaack, Jorge Rincon e Auxiliadora Itapary, do SEBRAE | Sílvia Blumberg e o novo projeto das vitrines | Parceiros e convidados em momento de confraternização |
APL DO RIO É CONSIDERADO MODELO
Renato Regazzi, gerente da área de Desenvolvimento do SEBRAE/RJ, compartilha do entusiasmo de todos os envolvidos no projeto Jóia Carioca. Para ele a RIOJÓIA está crescendo e se profissionalizando. “As instalações mostraram luxo e glamour, o movimento de compradores mostrou que o setor responde aos estímulos. É um setor altamente empreendedor, que tem um produto singular; hoje o Jóia Carioca é considerado um dos APLs mais bem organizados do Brasil e está se encaminhando para ser modelo de outros APLs no país, não só de jóias, mas de diversos segmentos industriais. E as lideranças do Rio estão reconhecendo isso, tivemos várias visitas importantes na feira”, disse Regazzi. Ele informou ainda que, dos 51 APLs do Estado do Rio, o de jóias foi considerado um dos sete prioritários pelo Governo do Estado.
Carla Pinheiro, presidente da AJORIO, não escondia sua satisfação com o sucesso da feira. Incansável defensora da realização da RIOJÓIA no Fashion Rio, Carla acha que os objetivos foram alcançados e o aumento de 40% nas vendas foi excelente, sinalizando para o crescimento do mercado carioca de jóias.