LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Presidente da AJORIO defende isenção de IPI em Brasília

Na tarde do dia 13/08/2013, representantes do Setor participaram da audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, sob o tema "Desoneração da folha e redução do IPI para o setor de gemas e joias".

Foram convidados para compor a mesa: o Presidente do IBGM, Hécliton Santini Henriques, a Presidente da AJORIO, Carla Pinheiro, o representante da H. Stern, Ricardo Almeida Barbosa, o assessor da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Leitão Paes e a Secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Heloísa Regina Menezes. A sessão foi iniciada pelo deputado Ângelo Agnolin e coordenada pelo deputado Miguel Corrêa, responsável pela iniciativa, com apresentações de cada um dos componentes da mesa.

Clique aqui e leia, na íntegra, o discurso feito pela Presidente da AJORIO, Carla Pinheiro.

image004 1

Tendo em vista o problema histórico da carga tributária aplicada ao Setor e os últimos encaminhamentos referentes à proposta de desoneração da folha depagamento e isenção do IPI, o tema foi tratado como de extrema importância para manutenção e crescimento da produção industrial de gemas, joias e bijuterias no Brasil.

Conforme demonstrado pelos representantes da Cadeia Produtiva, as empresas do setor encontram-se “impedidas” de crescer, pois o teto do SIMPLES é facilmente atingido, tendo em vista as características dos produtos do setor, ou seja, com alto valor agregado. Situação reforçada por Hugo Brüner, presidente do IBGM,que esteve presente na plenária, dando o seu depoimento como empresário enquadrado no Lucro Presumido.

Na sequência de depoimentos, o Presidente do SINCOJOIAS, Nelson Teixeira, falou sobre o caso do Rio de Janeiro, ilustrando o quão positivo foi para a indústria e o varejo local a redução da alíquota do ICMS para 5%.

6c48f-hugo-na-camara

Tema,também, apresentado em números, os quais indicavam uma evolução de 91% da arrecadação do ICMS do setor no Estado de 2009 para 2012, dando sequência a um convite ao Estado a seguir o exemplo do Rio e de outras regiões, uma vez que as reduções no ICMS não têm provocado perdas e, sim, ganhos na arrecadação.

Em referência a redução do IPI, o pleito foi colocado como um retorno à carga praticada até a década 90 e de baixo impacto na arrecadação fiscal do Brasil, tendo em vista a pouca expressão do valor arrecado do imposto pelo Setor.

Em geral, as medidas apresentadas foram apontadas como resposta a problemas relacionados com o deslocamento da produção para países asiáticos, fragmentação e estagnação das empresas e concorrência desleal com produtos importados.

Seguindo uma sugestão dos presentes, foi colocado ao representante da Fazenda, Nelson Leitão Paes, a necessidade de prosseguir com o diálogo, sendo sugerido pelo deputado Miguel Corrêa, uma agenda de trabalho no Ministério da Fazenda. Aproveitando a oportunidade, o deputado Otávio Leite propôs uma discussão junto à Caixa Econômica Federal, para tratar de assuntos sobre o penhor levantados na ocasião.

Na visão dos presentes o encontro foi um avanço na busca por soluções equilibradas para problemas antigos.

O próximo passo será uma reunião no Ministério da Fazenda.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br