O AuDITIONS é o maior concurso de design de joias em ouro do mundo e acontece bianualmente no Brasil, China, Índia, Emirados Árabes e África do Sul.
A versão brasileira do prêmio é realizada desde 2002 e as joias finalistas, que passam a fazer parte do acervo da empresa, são expostas em diversos locais do Brasil e do Mundo, o que permite a projeção do país no exterior como criador e exportador de design e capacidade técnica.
Para 2012, o tema sugerido foi BRASILIDADE. O concurso propôs aos participantes a criação de peças icônicas, ricas em texturas e diversidade, que traduzam os valores e culturas brasileiras com uma visão voltada para o futuro.
Em comemoração aos 10 anos do concurso no Brasil, o AuDITIONS BRASIL 2012 formará uma coleção composta por 18 joias, sendo 12 da categoria “Prêmio AuDITIONS”, destinada à participação de designers de joias e pessoas envolvidas com a criação e produção joalheira, bem como estudantes de cursos de Design ou áreas afins (Arquitetura, Belas Artes, Artes Plásticas, Moda) e 06 da categoria “Prêmio 10 anos AuDITIONS”, destinada aos designers já premiados em pelo menos uma edição do AuDITIONS Brasil, cuja participação é restrita e limitada por convite formal enviado pela AngloGold Ashanti. As peças vencedoras receberão, respectivamente em cada categoria o prêmio de R$25 mil reais e R$30 mil reais em barras de ouro.
Esta semana foi divulgado o nome dos 18 finalistas do concurso, dentre eles as cariocas Ida Elizabeth Benz com a peça “Casa Grande e Senzala” (Categoria Prêmio 10 anos AuDITIONS) e Camila Osorio Schimitt com a peça “Cana do Brasil” ( Categoria Prêmio AuDITIONS).
As peças estão fase de produção e a cerimônia de premiação está prevista para os dias 13 e 14 de novembro.
O infográfico abaixo mostra em números o sucesso do AuDITIONS Brasil 2012. Para mais informações, acesse auditionsbrasil.com.br