LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

AJORIO Homenageia Jules Sauer

Um dos pioneiros do setor joalheiro no país, o Sr. Jules Roger Sauer, fundador da Amsterdan Sauer, foi o primeiro convidado da AJORIO na série de homenagens que a entidade vai prestar àqueles que contribuem para o engrandecimento da indústria de jóias brasileira. Com um coquetel realizado na sede da Associação, dia 13 de março, Jules Sauer recebeu amigos de longa data que, como ele, fazem parte da história joalheira no país, além de designers e jovens empresários, todos ávidos por ouvirem as experiências do "descobridor da esmeralda brasileira".


Jules Roger e D. Zilda Sauer com os filhos Débora e Daniel Sauer, na homenagem da AJORIO
 
Pesquisador, minerador, lapidador, exportador, colecionador, atacadista e varejista, Jules Roger Sauer é uma lenda viva na história da joalheria brasileira. Reconhecido e respeitado em todo o mundo, ele percorreu as mais importantes minas de gemas do planeta colhendo experiências e histórias fantásticas. Fundador, no início dos anos 40, da rede de joalherias Amsterdam Sauer, transformou-a numa grife internacional conceituada.

Apaixonado por pedras preciosas, especialmente por esmeraldas, Jules nasceu na França e veio muito jovem para o Brasil. Sua paixão pelas pedras fez com ele, ainda na adolescência, percorresse ocorrências gemíferas na Bahia e em Minas Gerais. No início como minerador e lapidador e mais tarde como empresário, sua fascinação por gemas o levou a todas as fontes já conhecidas, desde as mais antigas no Egito, até as mais recentes no Paquistão e Afeganistão, entre outras.


Jules autografa o livro "As Eras do Diamante" para a Presidente da AJORIO, Carla Pinheiro
 
Graças a sua atração por esme-
raldas ele desenvolveu um trabalho de pesquisa pelo interior do Brasil e, em 1963, consegui provar ao mundo que o Brasil era produtor de esmeraldas. Até então, apesar de séculos de procura, não tinham sido registradas ocorrências da gema no país. O mesmo aconteceu com a desco-
berta e o reconhecimento internacional da opala brasileira.

Por pura paixão tornou-se uma autoridade em gemas e, muitas vezes, diante de um cristal raro, não permitia que o homem a modificasse, guardava-a em estado bruto. Muitas destas pedras intocadas podem ser vistas no Museu Amsterdam Sauer, no Rio de Janeiro.


Jules Sauer e Carla Pinheiro Sérgio D`Auria, Carla Pinheiro e Daniel Sauer

Seu conhecimento, acumulado ao longo de mais de meio século dedicado ao estudo e a procura de gemas raras, resultou em três fascinantes livros: "Brasil, Paraíso de Pedras Preciosas" (considerado uma referência mundial no assunto); "O Mundo das Esmeraldas" e o mais recente, "As Eras do Diamante", lançado na AJORIO durante o coquetel em sua homenagem.

Ricamente ilustrado, "As Eras do Diamante", relata desde as primeiras explorações conhecidas até as mais recentes descobertas no Canadá, passando pela história do diamante em solo brasileiro. Ele representa uma contribuição importante para todos que se interessam pela história desta pedra preciosa, considerada uma das mais raras e cobiçadas do mundo.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br