LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Homenagem a Caio Mourão na Ajorio

Artista de vanguarda, que nos anos 60 rompeu com o padrão das jóias importadas, criando um design moderno, arrojado, reconhecido internacionalmente, o joalheiro Caio Mourão foi o segundo joalheiro convidado pela AJORIO, na série de homenagens que a entidade vem prestando aos pioneiros da produção joalheira nacional. Dia 26 de junho, na sede da Associação, Caio recebeu amigos, alunos e empresários em noite alegre e descontraída, quando autografou seu livro Prata da Casa.

Cidda Siqueira, Lucia Abdenur, Carla Pinheiro e Regina Machado, ouvem
atentas Caio Mourão
 
Sua inquietação artística, que se caracteriza numa busca constante pelo novo, pela experimentação, foi lembrada por Carla Pinheiro, Presidente da AJORIO no discurso em homenagem ao joalheiro: "Devemos seguir o exemplo de Caio, sua presença é um orgulho para todos nós, um símbolo de talento e ousadia, que nunca hesitou na hora de romper fronteiras, colocando sua arte a serviço da inovação", afirmou Carla.

Bem-humorado, Caio relembrou momentos de sua rica história, mostrou filmes do início da sua carreira e reafirmou sua paixão pela joalheria. Homem de muitos amigos, Caio tem entre seus admiradores artistas e intelectuais, com os quais conviveu na época dourada de Ipanema, e que o chamavam carinhosamente de "funileiro", como ele conta em "Prata da Casa".


Caio e sua filha, a designer Paula Mourão
 
Caio Mourão usa sua fonte inesgotável de talento para derrubar fronteiras em diversos reinos da criação. Pintor, desenhista, escultor e joalheiro, ele cria jóias que são pequenas esculturas e "esculturas que são jóias que cresceram", como afirmou o artista Roberto Magalhães, numa referência a suas esculturas de grandes volumes e às jóias artísticas, únicas e exclusivas, consideradas as primeiras jóias de autor do país.

Quebrando paradigmas e sempre em busca da inovação, do diferencial, ele revolucionou o conceito de jóia no país, transportando para elas seu talento de escultor. Sobre seu início em joalheria Caio diz: "Quando comecei a aplicar o que havia aprendido como pintor e gravador em
joalheria, conheci Haroldo Burle Marx que era lapidário e realizava jóias muito arrojadas, desenhadas pelo irmão (o paisagista Roberto Burle Marx). Começamos a fazer, em separado, jóias numa linha de ruptura com as jóias importadas, creio que foram as primeiras jóias com design brasileiro no país.


 

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br