Entrada do Centro Cultural da Justiça Federal
Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o Rio de Janeiro se mobilizou para mostrar a todos o potencial do design carioca e os benefícios que esta atividade pode trazer para o desenvolvimento do nosso Estado. Uma realização do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro – SEDEIS e outros parceiros, inclusive a AJORIO, o RIO + DESIGN 2010 trabalhou na promoção do design como ferramenta estratégica para associar valor e qualidade a produtos e serviços dos mais variados setores produtivos e apresentou aonde o Rio é mais criativo.
Integrantes da mesa-redonda: Guto Indio da Costa, Ewa Kumlin, Manuel Muller, Eduardo Rath Fingerl e Ricardo Leite.
Na abertura do evento, que aconteceu no Centro Cultural da Justiça Federal, uma palestra internacional com Ewa Kumlin - diretora do Svensk Form – Suécia, falou sobre o design na Suécia e suas relações com o Brasil. Logo adiante uma mesa-redonda com Ricardo Leite - diretor da Crama Design Estratégico, Guto Indio da Costa – Índio da Costa AUDT , Eduardo Rath Fingerl – Superintendência da área de Gestão do Conhecimento do BNDES e mediação de Manuel Muller - presidente da Abedesign, discutiu sobre diversos assuntos envolvendo o design: idéias, inovações, dificuldades, estratégias e estatísticas.
Virginia Moraes, Regina Machado e Angela Andrade, tendo em mãos
respectivamente o Caderno de Tendências 2011 e o Guia Design Rio,
Denise Berman e Andréia Lopes.
Mediante a toda essa movimentação, o Sistema AJORIO promoveu o lançamento do caderno Preview de Joias e Bijuterias 2011 com uma palestra de Regina Machado, que falou sobre as maiores tendências no setor para o próximo ano.
Ao final deu-se o lançamento da Exposição RIO + DESIGN e o lançamento do Guia Design Rio com os melhores endereços do design na cidade.