Ao longo de toda a sua trajetória institucional de mais de 50 anos, a AJORIO tem se desdobrado para estar sempre ao lado de seus Associados.
Nestes quase quatro meses desde o início da pandemia, a Associação se reinventou. Fizemos nosso dever de casa, como todas as empresas do Brasil, redimensionamos nosso quadro de funcionários e renegociamos todos os nossos contratos. Apesar disso, mantivemos, mesmo em home-office, um nível de serviço que foi reconhecidamente útil a um grande número de empresas que, não obstante seus esforços de adaptação à nova realidade, tiveram na AJORIO um leme seguro para atravessar os piores momentos.
Assim é que nos meses iniciais - março e abril - a Associação se concentrou em proporcionar aos empresários informação rápida, relevante e precisa sobre as novas regras do mercado de trabalho, do ambiente tributário, legislativo e creditício, contribuindo para uma visão mais clara do que poderia ser o melhor posicionamento e as perspectivas de cada empresa em seu relacionamento com os colaboradores, fornecedores e clientes.
Passado esse primeiro período, a AJORIO procurou alternativas para proporcionar oportunidades de crescimento profissional e pessoal aos Associados, fazendo uso das ferramentas trazidas ao cotidiano empresarial pelo “novo real” em que todos teremos que viver daqui por diante.
Iniciou-se o período das lives, cursos próprios e de parceiros e encaminhamento de estudos e dossiês, através dos quais pudemos levar a uma grande audiência um conteúdo rico e variado sobre aspectos históricos e culturais da joia e do fazer joalheiro, assim como sobre técnicas de marketing e branding para surfar a quarentena e até sobre como manter a saúde física e emocional para transpor a pandemia.
Esse período, todos sabemos, nos trouxe enormes desafios, e o sucesso na travessia para o mundo novo que se nos apresenta será pautado pela nossa maior ou menor capacidade de assimilação e adaptação - a famosa “resiliência” de que tanto se fala - às necessárias mudanças. Para isso, novas formas de design, produção e comercialização de joias tomam lugar na competição pelo cliente, que precisa ser abordado por novos meios, além das lojas físicas, em especial novas plataformas de e-commerce.
Com isso em mente, a AJORIO se dedicou ao estudo dos denominados marketplaces, plataformas onde uma empresa pode instalar a sua “loja” virtual e se beneficiar de uma exposição que dificilmente teria se se lançasse individualmente ao e-commerce. A Associação contratou consultoria e analisou as alternativas existentes, fez os contatos necessários e preparou a base para a participação das empresas que o desejarem.
Vamos agora apresentar 3 novas lives com novo foco de atenção: a gestão empresarial, aquele assunto árido, que muitas micro e pequenas empresas evitam ou postergam, mas que pode significar a sua sobrevivência ou seu desaparecimento pós quarentena. O cenário pós quarentena parece de terra arrasada para muitos empresários, mas está na hora de desistir do meu negócio? Devo tomar um empréstimo para a retomada? Como avaliar objetivamente a situação e meus prognósticos de sucesso?
Essas lives serão conduzidas por um experiente consultor, com larga experiência com micro e pequenas empresas além de conhecimento do nosso setor e terão início no dia 8 de julho. Além de vc, empresário, queremos convidar também para esses encontros toda sua equipe gerencial.
Este é o resumo das frentes de trabalho da AJORIO durante a pandemia. Esperamos continuar a prestar serviços cada vez melhores aos Associados, transformando a crise num manancial de oportunidades para todos. De tempos em tempos, voltaremos à sua presença com novidades.
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