O APL de Jóias do Rio de Janeiro, com apoio da AJORIO, do SEBRAE/RJ e do IBGM, participou do III Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, realizado de 18 a 22 de junho, no Parque Anhembi, em São Paulo. Promovido pelo Ministério do Turismo, o Salão é uma estratégia de divulgação e comercialização dos destinos turísticos do país e dos produtos associados ao turismo, como jóias e gemas, souvenirs e artesanato, entre outros, que são vendidos no evento em sistema de pronta-entrega. Nesta edição o Salão se consolidou como importante feira para os consumidores; artesanto e jóias foram os campeões de venda, faturando R$ 258,8 mil.
Uma das atrações do evento foi o espaço Jóias do Brasil, que reuniu os principais APLs de jóias do país incluindo o Jóia Carioca, representado com sucesso pelas empresas Byzance Minas, Izabel Designer e Tustare, comercializando as peças diretamente ao público visitante. Além do excelente retorno de vendas, as três empresas que são participantes da FENINJER, alcançaram grande visibilidade, recebendo cerca de 3 mil vistantes por dia. Em 2005, o APL Jóia Carioca participou do evento também com grande sucesso, mostrando as jóias do PANorama Carioca.
Criado para divulgar o imenso potencial turístico e a riqueza da diversidade cultural brasileira, o Salão do Turismo oferece aos visitantes uma viagem por diversos estados brasileiros com sua rica e variada produção local. Os produtos de cada região associados ao turismo são expostos e comercializados no espaço Vitrine Brasil. Nesse espaço os visitantes têm contato com a gastronomia, as jóias, o artesanato, os produtos da agricultura familiar e as manifestações artísticas e culturais do Brasil.
Com o tema "Viagem por todo o Brasil em um só lugar, o Salão do Turismo na sua terceira edição recebeu mais de 60 mil vistantes. Durante o evento foi promovida a Rodada de Negócios, onde agências e operadoras de turismo se encontraram para firmar parcerias e ampliar os canais de distribuição do produto turístico receptivo. Na versão 2008, a rodada resultou em expectativas de negócios para os próximos 12 meses em torno de R$ 47,7 milhões.
Outro importante espaço na estrutura do Salão do Turismo foi o Núcleo de Conhecimento. Debates, palestras e mesas de discussão permitiram que estudantes, empresários, gestores e público em geral conhecessem casos de sucesso e as tendências do setor. As Missões Promocionais, visita de jornalistas e operadores internacionais ao evento, foi outra importante ação na estrutura do Salão do Turismo.