LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Presidente da Ajorio entrega Carta de apresentação do setor joalheiro a Jair Bolsonaro

Há mais de 50 anos, a Ajorio trabalha em defesa dos interesses de toda a cadeia joalheira no Rio de Janeiro. Para isso, atua junto a diversas lideranças para que o setor possa se fortalecer, crescer e gerar emprego e renda para a população fluminense.

Ontem, dia 28 de novembro, Carla Pinheiro, presidente da Ajorio e Vice-Presidente de Relações Institucionais do IBGM, entregou em mãos uma Carta ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro. O documento apresenta a realidade enfrentada pelo segmento de joias e gemas no Brasil e fala sobre o enorme potencial de geração de riqueza da indústria joalheira do nosso país. O encontro foi promovido pela Firjan e reuniu líderes empresariais do Rio e São Paulo.

O texto apresenta dados importantes que revelam a potencialidade econômica do setor: são mais de 200 mil postos de trabalho e 3 bilhões de dólares por ano de exportações. A inserção da indústria joalheira na economia criativa, uma das mais promissoras do século XXI, também é um ponto de atenção. Em países como Reino Unido e Austrália existem hoje políticas públicas específicas para o desenvolvimento da economia criativa, já antevendo a crise da indústria tradicional. Nossas reservas geológicas, mão de obra, capacidade empresarial reconhecidas mundialmente também são citados no documento como fatores bastante favoráveis para o desenvolvimento.

WhatsApp Image 2019 11 28 at 18.12.16

No entanto, há alguns entraves impedindo o crescimento do setor sendo, os mais urgentes, a alta tributação incidente sobre a cadeia de produção do setor e a ausência de ordenamento eficaz da atividade garimpeira e comércio do ouro. Dentre os inúmeros problemas, a informalidade é um dos principais assuntos apontados no documento.

O Brasil exporta quase US$ 2,0 bilhões por ano de ouro em estado bruto! Caso 20% desse metal fosse manufaturado pela indústria joalheira no país poderíamos agregar mais de US$ 1 bilhão à riqueza nacional!

Além do encontro com o Presidente Bolsonaro à tarde, a Presidente da AJORIO também conversou pela manhã com o Senador Arolde de Oliveira e com alguns deputados federais pelo Rio. O destaque foi o Deputado Federal Christino Áureo, nosso parceiro na guerra pelos incentivos fiscais quando estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, presente ano passado no Seminário que organizamos todos os anos. Com isso, estamos com contatos importantes também no Congresso Federal!

Então, agora é marcar de perto a possibilidade de encontros mais privados e diretos onde possamos apresentar nossas demandas em detalhes, dessa vez com o aval e vontade política do Presidente da República nos precedendo.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br