Marca de lifestyle, iniciando suas atividades produzindo joias, nasce sob o signo da sustentabilidade: a Lesparc será apresentada ao público, pela primeira vez, no Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, que a Ajorio promove no dia 22 de outubro na Casa Firjan. A apresentação será feita pelo consultor Adriano Mol, como parte da programação do painel “O Outro Lado da Moeda”, que vai reunir cases nacionais de empresas ambiental, social e economicamente responsáveis. O projeto foi desenvolvido pela empresa AIM Design e Consultoria, onde os sócios Adriano e Iara Mol atuaram na gestão de desenvolvimento de produtos, na criação do sistema de identidade visual, branding e posicionamento da marca LESPARC.
A Lesparc é uma marca de life-style que nasceu a partir de um manifesto e de uma proposta de inovação imaginada por André Silva, fundador da Empire Industries, empresa que atua na lapidação e no comércio de gemas brasileira, com ligação biográfica com a mineração de topázio imperial em Ouro Preto (MG). O objetivo da marca é criar uma relação diferenciada de consumo no mercado de luxo, incentivando as pessoas a reconhecerem valores pouco óbvios nos materiais nobres utilizados em produtos de luxo, como a baixa interferência de gemas com pequenas imperfeições na construção de uma joia de alta qualidade e estética adequada ao padrão de consumo a que se destina, dentre outras propostas inovadoras. “No manifesto, André escreve que o mundo pede por mudanças, e que é possível fazer a diferença mesmo em um mercado tão segmentado quanto o de luxo. Ao utilizar as pedras com imperfeições, por exemplo, pode-se valorizar tempo, dinheiro e recursos naturais. É preciso educar os consumidores para que tenham abertura a essas propostas”, comentou Adriano.
A partir desta ideia, Adriano e Iara passaram a atuar, há um ano, na concepção da marca, que será lançada, oficialmente, no próximo ano, mas terá uma exibição especial no Seminário. “A proposta conceitual da marca é reduzir os impactos ambientais e aumentar o retorno social. O modelo de negócios envolve evitar o desperdício de recursos ao otimizar a utilização de todas as variedades de gemas que são mineradas na origem, em vez de evitar a utilização daquelas que tenham mínimas falhas ou que não atendam a um ideal de qualidade impecável”, contou.
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No aspecto social, a empresa pretende atuar junto à comunidade produtora local e capacitar os jovens da região de Ouro Preto, por meio de um sistema de suporte em que adolescentes da região serão presenteadas com semijoias a cada joia vendida. A campanha envolverá ainda o plantio de uma árvore georeferenciada a cada peça vendida, cujo crescimento poderá ser acompanhado em plataforma online. “Os esforços na esfera social e ambiental buscam ampliar a experiência de consumo que envolve o dispêndio de uma quantia relevante de dinheiro. Ao usar uma joia verdadeira e versátil enquanto ajuda os outros e o planeta, o cliente perceberá todos os valores envolvidos na produção de um produto de materiais preciosos”, é o propósito da marca.
Doutor em Engenharia de Materiais e especialista em design de gemas e joias, Adriano acredita que a associação entre marcas de luxo e consumo consciente pode ocorrer naturalmente. “Os consumidores esperam, na contemporaneidade, que todos os produtos sejam projetados com vistas ao consumo consciente, mesmo na classe dos considerados supérfluos”, afirmou. “Por meio da atribuição de novos valores além dos intrínsecos aos materiais, como valores sociais, ambientais e culturais, simbólicos, emocionais e funcionais, vamos atender aos anseios da nova geração de consumidores, e agir em prol do desenvolvimento sustentável no nosso setor e no planeta”, concluiu.
O Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias chega ao seu sexto ano consecutivo com a missão de levar informações e promover o debate em torno dos principais assuntos de interesse coletivo das empresas de gemas, joias, bijuterias, relógios e afins de todo o Brasil. Esta edição terá como tema a sustentabilidade, questão que vai nortear debates, painéis e entrevistas com os principais stakeholders e especialistas do setor. O evento é uma realização da Ajorio em parceria com a Firjan e o IBGM. Para fazer a inscrição e conferir a programação completa, clique aqui.
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