LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Workshop sobre Moissanita Sintética na AJORIO

moissanita_01_site.jpg
Grupo avalia as diferenças entre a gema sintética e a natural

  moissanita_02_site.jpg
Os gemólogos Chang He Ok e Rui Galopim de Carvalho com os participantes do wokshop

As semelhanças e as diferenças entre o diamante e a moissanita sintética foram minuciosamente mostradas durante o workshop "Moissanita Sintética - Identificação Visual do Mais Perfeito Substituto do Diamante", realizado em março na AJORIO, com o gemólogo português Rui Galopim de Carvalho. Oferecido pela AJORIO e pelo SEBRAE-RJ, em mais uma ação do APL Jóia Carioca, o workshop atraiu participantes também de outros estados, já que as propriedades da gema sintética ainda são relativamente pouco conhecidas entre nós.

Rui, que é embaixador do ICA - International Colored Stone Association -, explicou que a gema sintética vem aparecendo nos mercados internacionais desde 1995. Sua elevada dureza e brilho conferem à sua superfície um aspecto muito semelhante ao do diamante, o que favorece os casos de moissanitas sendo oferecidas como diamantes. Daí a importância para o mercado da difusão das formas corretas de avaliação.

Com o auxílio de instrumentos de precisão, os participantes puderam avaliar, através de atividades teóricas e práticas, os principais critérios que devem ser levados em consideração, como brilho, cor, caráter ótico, qualidade da lapidação, características externas (qualidade do polimento, riscos, cavidades, fraturas) e características internas como inclusões e clivagens, para um diagnóstico final preciso.

Segundo os participantes, esse foi o primeiro curso prático realizado no país sobre a moissanita e, por isso, muito importante, já que a gema sintética tem aparecido no Brasil com alguma freqüência como se fosse diamante. Foi o que motivou Celso da Rosa Paiva, avaliador executivo da Caixa Econômica Federal, de Joinvile, SC, a participar do workshop. "A moissanita para nós é nova e precisamos ter segurança na hora de avaliar uma jóia", disse ele.

A especialista Rosane de Araújo Jorge Galvão, que treina avaliadores para o penhor da Caixa, diz que já se deparou com a apresentação de jóias com moissanita como se fossem de diamantes e alerta para a necessidade de mais conhecimentos sobre a gema. O joalheiro Wilson de Paula, da Ludovico Jóias, de Teresópolis concorda: "já ouvimos falar da moissanita, mas não sabíamos como identificar, esse trabalho é inédito, foi muito importante", concluiu ele.

O avaliador executivo da Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro, Carlos Henrique da Silva de Lima e Silva, também já encontrou moissanita sendo oferecida como diamante. Segundo ele, pelo ineditismo do tema, vários profissionais têm interesse em fazer o treinamento. "Acho que a AJORIO deveria dar continuidade a esse projeto, realizando novos workshops sobre a moissanita sintética", finalizou Carlos Henrique.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br