LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Consciência é a chave de um bom atendimento

A Ajorio abriu com chave de ouro a programação de cursos e capacitações 2019 com a palestra “Mentalidade Vendedora”, que lotou o auditório da associação nesta terça-feira (19/02). O evento marcou também o início da parceria com a Lift Desenvolvimento, empresa de consultoria e treinamento de gestores e equipes de vendas, que tem como propósito transformar vendedores em profissionais de alta performance.

Foto da Lift

Formado em Marketing pela ESPM e professor da instituição, Gustavo Malavota contagiou o público com uma palestra bem-humorada em que abordou os principais pontos da metodologia de treinamento que criou com foco em joalherias. A partir da experiência como consultor de uma grande cadeia de joalherias, ele desenvolveu o Método Joia, em que prega uma mudança de mentalidade como fator determinante para o desempenho de um bom vendedor. “Técnicas de vendas são fáceis de aprender, basta entrar na internet que há milhares de conteúdos gratuitos disponíveis. O que é preciso desenvolver é a consciência”, afirmou.

Segundo Gustavo, o bom vendedor é, antes de tudo, aquele que gosta de servir. “A primeira dica é contratar alguém que goste de gente. Depois, ensinamos sobre o produto para ele. Claro que a joia tem seus próprios atributos, mas para o cliente que não entende tanto assim do assunto, o diferencial vai estar no atendimento”, explicou.

De acordo com o método de treinamento da Lift, a alta performance nas vendas será adquirida a partir de uma combinação entre competência e consciência, que se traduz em conhecimento. “O que é mais fácil de mudar, a consciência ou a competência?”, perguntou Gustavo para a plateia. “Não dá para ter competência sem ter conhecimento. Tem que ter a técnica, mas esta será um componente menor diante da consciência. Aprender a vender é fácil, o difícil é vender”, comentou.

Lift 3

Para ampliar a consciência, um fator determinante é o tempo. “O profissional precisa estudar, adquirir conhecimento. Depois vem a técnica. O atendimento ao cliente consiste na postura a ser cultivada”, informou. Segundo Gustavo, com o tempo o bom vendedor aprende a “ler o cliente”, passa a ter o famoso feeling, que se traduz na atitude mental.

Segundo o palestrante, 63% das vendas são concretizadas após a quinta objeção, no entanto, 75% dos vendedores desistem logo após a primeira negativa. “É esta mudança de mentalidade que precisa ser feita. O método consiste em cultivar uma atitude mental que se antecipe a uma resposta futura”, explicou.

Para chegar a este grau de excelência, o treinamento da Lift inclui uma rotina de dez ações para serem realizadas diariamente, e que, se executadas corretamente, vão gerar resultados superiores, de acordo com o consultor.

Gustavo ressaltou ainda a importância do padrão de atendimento, principalmente para quem possui mais de uma loja. “As maiores empresas do mundo são lembradas justamente porque apresentam a mesma forma de lidar com o cliente em qualquer lugar do planeta”, afirmou.

Para endossar a relevância do treinamento, Gustavo apresentou números que surpreendem. Segundo a American Express, 60% dos consumidores desistem da compra por conta do mau atendimento, e 75% estão dispostos a pagar mais se forem bem acolhidos. Dos que desistem, 58% nunca retornam. Por outro lado, 69% recomendariam uma empresa com bons vendedores, segundo a New Voice. E a Right Now afirma que vendedores amigáveis fazem o cliente se apaixonar pela marca.

De acordo com pesquisa da Accenture, o prejuízo por mau atendimento no Brasil chega à impressionante cifra de R$ 400 bilhões. Ainda de acordo com a consultoria, 66% dos consumidores optam pela concorrência após um mau atendimento. Já pesquisa do Google apontou que 97% dos consumidores consideram o atendimento muito importante. O Brasil, no entanto, não está muito atento a este cenário. Em uma pesquisa sobre simpatia dos vendedores o País ficou em penúltimo lugar.

Segundo a diretora-executiva da Ajorio, Angela Andrade, o tema deste primeiro evento foi escolhido para suprir as expectativas das empresas associadas. “Sentimos, neste começo de ano, um clima de otimismo entre os empresários, animados em fazer novos investimentos. E um dos investimentos mais importantes está, justamente, no treinamento dos funcionários. Tenho certeza que a parceria com a Lift será muito bem aproveitada”, afirmou.

Risos e aplausos deram a medida da aceitação do público à palestra. O empresário Alexandre Teixeira, da Lume Joalheiras, disse ter gostado muito do evento. “Pesquei várias ideias que vou levar para a loja hoje mesmo”, afirmou.

Bruno Ramos, sócio da Lift, encerrou a palestra com uma apresentação sobre o treinamento DLC – Desenvolvimento de Liderança Comercial que será realizado em parceria com a Ajorio nos próximos dias 2 e 3 de abril, de 9h às 18h. Interessados já podem reservar o seu lugar.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br