LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Aluno da Escola de Joias do Senai RJ vai representar o Brasil no Mundial de Profissões na Rússia em 2019

Victor WS 2Victor Iglesias Ribeiro, de 19 anos, vai representar o Brasil na categoria Joalheria na WorldSkills, o maior torneio de educação profissional e tecnológica do mundo, que acontece em agosto de 2019 em Kazan, na Rússia. Aluno da Escola de Joias do Senai/RJ, fundada por iniciativa da Ajorio para aprimorar a qualificação de mão de obra no setor, ele passou por um treinamento intenso desde o início do ano que garantiu a vaga na competição internacional. “Treinava de seis a oito horas por dia, de segunda a sexta e até aos sábados. Valeu a pena, estava afastado da joalheria, e ter participado da Olimpíada do Conhecimento me ajudou a redefinir meu rumo profissional”, contou.

A Olimpíada do Conhecimento é um torneio nacional de profissões organizado pelo Senai que forma a equipe que irá disputar a WorldSkills em 45 categorias profissionais. Na Joalheria, o Brasil já foi campeão duas vezes, em 2012, com Rodrigo Ferreira Silva e em 2015 com Leonardo Fonseca Rodrigues, ambos também alunos do SENAI RJ.

Victor teve o primeiro contato com a ourivesaria quando cursava o Ensino Médio no Colégio Pedro II e, em busca de um trabalho, candidatou-se ao programa Jovem Aprendiz na H.Stern. Fez o curso em convênio com o Senai e trabalhou na área de produção da rede. Afastou-se da profissão quando entrou para a faculdade de Geografia da UFRJ, de onde pediu transferência para Jornalismo, na UFF.

No começo deste ano, foi convidado para participar da Olimpíada do Conhecimento, voltando firme e forte para a banca de ourives. “Como estava afastado há 1 ano e sete meses, tive que me empenhar no início do treinamento para reaprender o básico. Além disso, precisei desenvolver técnicas que quase não são mais usadas, mas ainda fazem parte da competição”, contou.

Seu treinador, o professor de ourivesaria do Senai RJ, Emerson Costa, está confiante de que Victor trará a medalha de ouro para o Brasil. “Ele é extremamente comprometido, focado. Reconhece as dificuldades e sabe superá-las, não fica se lamentando. Ele mostrou resultados muito rápido”, afirmou.

Além de Victor, participaram da etapa nacional competidores de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Na primeira fase, realizada em agosto, em Maceió, Victor ficou em segundo lugar, mas com uma diferença de apenas dois pontos da outra candidata, o que, pelas regras da Olimpíada, é considerado empate. Na prova de desempate, cujo resultado foi divulgado em 18 de dezembro, ele abriu vantagem, vencendo a disputa nacional. Além da vaga para a WorldSkills, o jovem ourives também vai ganhar uma bolsa para cursar uma faculdade na área. “Estou muito feliz, quero continuar na joalheria”, disse Victor, que já trancou a faculdade de Jornalismo.  

Victor capa

Em janeiro, Victor irá para o Centro de Treinamento do Senai em Brasília, onde ficará até seguir para a Rússia, em agosto. A prova final consiste em uma avaliação das habilidades técnicas do competidor a partir de um desenho técnico e de um desenho em perspectiva. O vencedor é aquele que demonstrar o melhor trabalho no menor tempo.

Com 30 anos de experiência como ourives, Emerson não tem dúvidas de que Victor tem potencial para vencer a prova internacional. “A Olimpíada do Conhecimento é uma ótima oportunidade profissional para os jovens. Com esta experiência, eles estão aptos a conseguir um emprego em qualquer empresa que se candidatarem”, afirmou o professor, que começou a dar aulas no Senai em janeiro e estreou como treinador este ano.

Victor WSWS 2019 - Organizada pela WorldSkills International (https://www.worldskills.org/) – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a delegação do Brasil obteve o segundo lugar geral.

A próxima edição ocorrerá na cidade russa de Kazan, em 2019. A expectativa brasileira é estar entre os melhores times do mundo e, se possível, repetir o feito obtido em São Paulo, em 2015, quando a equipe foi a grande campeã. 

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br