LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

As tendências em joias e bijuterias para a Primavera-Verão 2019/2020

De olho nas tendências que vão ditar a moda em joias e acessórios para a Primavera-Verão 2019/2020, Natlhalia Coelho e Eliana Andrello, especialistas da Firjan, apresentaram pesquisa sobre comportamento do consumidor e como elas se traduzem na moda. A palestra Tendências Setoriais aconteceu na sede da Ajorio, na última quinta-feira, dia 25, com muitas informações trazidas das passarelas, feiras internacionais e a moda das ruas.

Correntarias com aros robustos e bastante volume, acabamentos com banhos escurecidos e acetinados, negros, achocolatados, com aparência de manchado ou desgastado, brincos grandes e muitas franjas, curtas ou mais longas, e braceletes largos são algumas da apostas que a especialista em Joias da Firjan, Eliana Andrello, sugeriu aos designers que acompanharam a palestra. As dicas seguem as tendências identificadas no cenário internacional da Moda pela equipe multidisciplinar da Frijan, divididas em três grandes grupos de consumo: Utopia, Metamorfose e Futurismo.

De acordo com Natlhalia Coelho, Utopia representa um grupo de consumidores ligados a causas, em que ética e transparência são as palavras de ordem. Para estas pessoas, é importante que o produto seja sustentável, e que as marcas se posicionem em relação a questões políticas, raciais e de gênero. Alguns cases, como a campanha da Nike com Colin Kaerpernick, ou da Chanel, que lançou linha de maquiagem masculina foram apresentados.

“Nosso setor luta contra a ideia de que não é sustentável, o que considero uma grande inverdade. Somos uma das indústrias mais sustentáveis, porque temos que reaproveitar tudo. É importante defendermos esta visão para o consumidor”, explicou Eliana.

O roxo, cor do ano de 2018 definida pela Pantone, e que também simboliza o movimento feminista, é o tom da Utopia. Fazendo um link com joias, as ametistas são a pedra da vez. A palheta de cores deste grupo é formada por tons vibrantes e contrastantes, o que favorece tons solares como o alaranjado e o vermelho, bem representativos do Rio de Janeiro.

O segundo  grupo, Metamorfose, caracteriza-se pelo movimento maker, novos modelos de negócios, economia colaborativa e um olhar focado na sustentabilidade. “Dentro deste grupo de consumo, é importante oferecer serviços customizados, porque são pessoas que tem poder de decisão e que gostam de personalizar as peças”, explicou Eliana.

Uma ideia é oferecer a manutenção das joias nos pontos de venda, fazendo com que o cliente acompanhe processos como polimento, limpeza e desoxidação, ensinando o como fazer para que ele se sinta atuante. “Reciclar e ressignificar são ações que estão no nosso negócio desde sempre. Temos aí uma oportunidade de ouro”, afirmou Eliana.

A palha é um material que se encaixa bem em produtos voltados para este grupo, que pode ser trabalhada em conjunto com o cliente, como uma tela em branco. A palheta de cores aqui é neutra, em tons terrosos. Acessórios artesanais, macramê e crochês, estão nesta tendência, prato cheio para as bijus. Nas estampas, o cacto é novo abacaxi, presente em nove entre dez peças nas vitrines. Folhagens, guipir, patchwork e laços também são inspirações deste universo.

O último grupo, Futurismo, tem a ver com inovações como blockchain, inteligência artificial, criptomoedas, enfim, tecnologias emergentes que já se aplicam à moda e ao cotidiano das pessoas. Esta tendência se reflete em roupas com brilho extravagante e plásticos como tecidos. De acordo com a Eliana, os acessórios deste grupo devem ser grandes, porém foscos, para contrabalançar o brilho excessivo das roupas. “Somos o complemento, por isso é importante olhar para a moda do vestuário quando pensamos em acessórios”, explicou Eliana.

A tendência aponta ainda para peças em acrílico, componentes que vem do plástico e transparências. As correntarias pesadas também estão neste grupo, que exploram uma estética mais exuberante.

Para Eliana, a moda-praia deve ser mais explorada por quem produz acessórios, buscando materiais mais resistentes à exposição do sol e da água do mar. “O Rio de Janeiro é reconhecido internacionalmente pela sua moda praia. Precisamos explorar melhor este nicho”, comentou.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br