LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Incentivo à formalização para novos empresários de joalheria

Alunos do curso de joalheria do Espaço Rita Santos participaram, na última sexta-feira (26/10), da palestra promovida pela Ajorio em parceria com o Sebrae/RJ sobre aspectos jurídicos para abertura de empresa e modelagem de negócio. O objetivo é conscientizar os futuros empresários sobre a importância da formalização desde o início das atividades, seja no comércio ou como prestadores de serviços. A ação é uma iniciativa do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Ajorio e Sebrae/RJ, que também já atendeu os alunos do Ateliê Mourão.

Segundo a diretora-executiva da Ajorio, Angela Andrade, o núcleo foi criado de acordo com as mudanças de cenário que exigem cada vez mais inovação e apoio ao empreendedor. “A ideia é que as empresas do setor de joias e bijuterias obtenham deste Núcleo todos os elementos de conhecimento que precisem para a condução eficiente de seus negócios”, explicou.

De acordo com a consultora do Sebrae Kelly Santoro, a formalização abre espaço no mercado e ajuda o empreendedor a gerir melhor sua empresa. Quem tem receita bruta anual de até R$ 81 mil pode se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI), passando a ter um cadastro de pessoa jurídica (CNPJ) . “Com o CNPJ, a empresa adquire um campo maior para negociar com fornecedores, facilidade de crédito, acesso ao sistema bancário e às máquinas para pagamento em cartão. Também é importante para a participação em feiras e eventos, que exigem a empresa formalizada. Sem contar os benefícios previdenciários, que o empreendedor terá direito”, explicou.

Kelly ressaltou ainda a importância da conta bancária específica para pessoa jurídica, que deverá ser dedicada às movimentações da empresa, separadas dos gastos pessoais. “Se a pessoa está interessada em empreender, tem que começar direito. É um compromisso com ela mesma, não pode ficar esperando ver se vai dar certo para se formalizar. O empresário deve ter foco no seu negócio e acreditar que ele vai se realizar”, afirmou.

Para a gemóloga Priscilla Petra Maranhão, aluna do curso de ourivesaria e professora de gemologia no Espaço Rita Santos, a palestra veio em um momento chave. “Minha ideia agora é me formalizar. Eu já tinha uma empresa, mas estava inativa. Não sabia se retomava ou se virava MEI. Eu comecei a vender alguma peças meio devagar, mas agora o movimento cresceu e não posso ficar assim. Tenho que fazer direito, formalmente. Não sabia que rumo tomar, mas a palestra resolveu todas as minhas dúvidas”, avaliou.

Para Celso, sócio e administrador do Espaço Rita Santos, este tipo de ação é fundamental para complementar a formação dos alunos nos cursos de ourivesaria. “A palestra ajuda muito os alunos a se formalizarem e se tornarem empresários. Não é um mercado fácil, precisa de muito esforço e dedicação”, comentou.

Na primeira parte da palestra, Kelly explicou o passo a passo para a formalização como MEI, um processo muito simples que pode ser feito pelo portal do Empreendedor. A consultora também tirou dúvidas sobre todos os aspectos jurídicos para quem já tem empresa, declaração de imposto de renda, benefícios previdenciários, entre outros assuntos.

A segunda etapa foi dedicada ao desenvolvimento do modelo de negócios no Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que permite construir um mapa visual do empreendimento em nove blocos. “O empresário consegue ter um panorama do seu negócio.

Quando ele faz o planejamento, começa a perceber melhor sua empresa, em que segmento está inserido, define quem é o seu cliente, a que público deve se dirigir, como deve se posicionar no mercado. É uma ferramenta essencial para avaliar o crescimento da empresa, e que deve estar sempre sendo atualizada. Aconselho o empresário a colocar na parede e ir continuamente avaliando e modificando o que for necessário”, explicou.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br