Promovido pelo Sebrae/RJ, Senac e Firjan, o Conecta Moda – Encontro Estadual das Empresas de Moda do Rio de Janeiro reuniu 130 empresas, entre representantes da indústria têxtil, produtores de peças e lojistas, principalmente multimarcas do interior do Estado, com foco na geração de novos negócios. Realizado no último dia 2 de outubro, o evento teve um saldo positivo na avaliação das três instituições, que pela primeira vez trabalharam juntas em um grande evento para a cadeia de moda.
Para a coordenadora de Moda da Firjan, Ana Torres, o evento representou um marco para o setor, atraindo a participação expressiva de empresas dos principais polos de moda do Estado. “A avaliação foi muito boa, os empresários fizeram mil contatos, firmaram parcerias e venderam para multimarcas. Todos ficaram muito satisfeitos de conhecer gente nova do próprio Estado”, contou.
Segundo a coordenadora de Moda do Sebrae, Fabiana Pereira Leite, o evento cumpriu seu objetivo de aproximar as empresas da cadeia de valor da moda, que contou com caravanas vindas de municípios do Médio Paraíba, Sul Fluminense, Baixada Litorânea e Região Serrana. “O saldo foi bastante positivo, tanto que estamos animadas em promover uma segunda edição no ano que vem”, afirmou.
Fabiana ressaltou a importância de eventos como este para fomentar o ambiente de negócios dentro do Rio de Janeiro. “Muitas vezes, estas empresas estão procurando fornecedores, parceiros ou clientes em outros estados, quando eles podem estar na cidade ao lado, mas não se conhecem”, explicou.
Entre as empresas participantes, havia desde lojistas de multimarcas, fornecedores de componentes, aviamentos e botões até fabricantes de bijuteria, moda praia e lingerie, todas conectadas no mesmo espaço. “O mais rico foram as oportunidades de novos negócios que surgiram, como um insight que um empresário de acessórios pode ter na hora de fazer uma conexão com alguém de lingerie, ou moda feminina se aproximando da moda infantil, por exemplo. Estas conexões – e por isso o evento chama-se Conecta – confirmaram o sucesso e a pertinência da ação”, avaliou a gerente de Moda e Joias do Senac, Leana Braga.
O Conecta Moda teve feira de matérias-primas, com exposição de fornecedores selecionados de malhas, aviamentos, rendas, estamparia, metais, cristais, pedrarias, tecidos sustentáveis, entre outros. Também foi apresentado o projeto Materioteca Original by Brasil, que trouxe ao mercado os últimos lançamentos em materiais para o setor da moda, com um acervo composto por mais de 700 materiais. Além do salão de negócios, que durou quatro horas e teve oitos seções diferentes.
O Sebrae/RJ está compilando os dados a partir das avaliações que foram respondidas pelos participantes, e irá mandar uma lista com todos os contatos para que os empresários possam dar continuidade aos negócios. Também fará um monitoramento para avaliar o volume de negócios efetivamente fechados a partir desta primeira aproximação entre as empresas, o que deverá ficar pronto no prazo de dois meses