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O Encontro Nacional do Setor Joalheiro superou expectativas

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Cerimônia de abertura do Encontro Nacional do Setor Joalheiro no Rio de Janeiro
Foto de Ana Carolina Kruschewsky

ENCONTRO NACIONAL DO SETOR JOALHEIRO SUPEROU EXPECTATIVAS DE PÚBLICO E DE RESULTADOS

Foram amplamente superadas as expectativas em torno do Encontro Nacional do Setor Joalheiro, realizado dias 8 e 9 de novembro, no Rio de Janeiro, que trouxe à cidade representantes da Tailândia, da Itália, dos EUA e de várias regiões do país. Durante dois dias o público lotou o auditório da FECOMÉRCIO-RJ e as salas de workshops e grupos de trabalho, discutindo temas como informalidade, carga tributária e oportunidades no comércio exterior, considerados fundamentais para que o setor possa concorrer com os emergentes mercados da Ásia.

Além da participação dos principais dirigentes das entidades de classe nacionais e dos empresários de vários estados, a presença de representantes de diversas esferas governamentais deu ânimo novo aos joalheiros, pois acenou com a possibilidade de criação de novos mecanismos políticos de incentivo a um setor com grande potencial de crescimento.

A palestra "Como a Tailândia transformou o setor de jóias e gemas no segundo mais importante da economia do país", uma das mais aguardadas do programa, com o empresário tailandês Prida Tiasuwan, lotou o auditório e confirmou a necessidade da adequação tributária no país. A comparação com os mercados brasileiro, indiano, tailandês e chinês mostrou porque o Brasil tem que buscar urgentemente caminhos para não perder a corrida para as potências emergentes na produção e exportação de jóias.

O custo Brasil mais uma vez foi apontado como um dos principais empecilhos ao crescimento do setor. Na Índia, por exemplo, considerada por Prida o maior concorrente internacional para os produtos de joalheria brasileiros, os impostos para o setor representam 1%. Esse valor deixa as empresas nacionais, que pagam em média 37,6%, em grande desvantagem, não só no mercado internacional, mas também no mercado interno, já que as importações de jóias vêm crescendo no país.

Sobre a elevada carga tributária, Prida afirmou "vocês são heróis por sobreviverem com impostos da ordem de 40%, se eu tivesse que pagar isso em meu país já teria falido". Além dos impostos, a ilegalidade e o posicionamento da jóia brasileira no mercado externo foram temas importantes debatidos no Encontro.

Paolo Novembri, consultor internacional especializado em joalheria, lembrou:"Encontrar o nicho correto para o seu produto é fundamental, é um esforço que o Brasil precisa fazer,e isso só se consegue com investimentos em pesquisas", disse ele. Paolo também aconselhou a investir nas cores e alegrias do país, tão admirados lá fora, mas evitar o design étnico, apostando num design mais globalizado.

Os casos de sucesso apresentados por jovens empresários nacionais trouxeram uma mensagem de otimismo, mostrando que com muito trabalho, criatividade, dedicação e planejamento, é possível superar alguns obstáculos, como demonstraram Lisht e Lui Marinho, Ricardo Vianna e Eduardo Brüner, com suas bem sucedidas empresas, além de Daniel Sauer, da consagrada Amsterdam Sauer.

A imensa contribuição ao setor do empresário Hans Stern, que criou do zero uma empresa séria e reconhecida mundialmente, foi lembrada por praticamente todos os palestrantes, como exemplo de dedicação e seriedade. Ao início dos trabalhos da mesa de abertura do Encontro, a presidente da AJORIO, Carla Pinheiro, propôs um minuto de silêncio em memória do grande joalheiro.

Festa de Confraternização na Lapa

Ao final do primeiro dia do Encontro os participantes caíram no samba ao som da Bateria da Mangueira, no Café Cultural Sacrilégio Carioca, situado no coração da Lapa, tradicional point da noite carioca. Durante a festa, Hécliton Santini Henriques, presidente do IBGM, entregou uma placa comemorativa ao Diretor de Marketing Internacional da AngloGold Ashanti, Thero Setiloane, em agradecimento ao apoio que a mineradora vem dando ao setor joalheiro brasileiro.

O Encontro Nacional do Setor Joalheiro foi uma iniciativa da AJORIO e do SENAC Rio, patrocinado pelo SEBRAE, IBGM, AngloGold Ashanti do Brasil, APEX-Brasil, FECOMÉRCIO-RJ e APL "Jóia Carioca".


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