LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Lara Mader e Paula Mourão representam o Brasil na II Bienal Latino-americana de Joalheria Contemporânea

Com duas peças da série Armadura, Paula Mourão representa o Brasil na II Bienal Latino-americana de Joalheria Contemporânea, que começou em 14 de setembro e segue até 4 de novembro no Museu de Arte Popular José Hernandez, em Buenos Aires. Herdeira de Caio Mourão, precursor da movimento no Brasil, Paula criou o colar e a pulseira feitos com ferro e solda elétrica que encantaram os curadores e foram selecionados para a exposição Vecinos, que reúne obras de 123 artistas de toda a América Latina.

Paula Mourão colar   Paula Mourão pulseira
Colar e pulseira Atelier Mourão

A criação surgiu com a experimentação de materiais alternativos herdados de seu pai, Caio Mourão. Posteriormente, ela associou outros, como o esmalte e a borracha. “São várias as possibilidades. As armaduras são fragmentos de um todo”, explica.

Segundo a organização da Bienal, o tema da mostra justifica a proximidade cultural. “Ligados uns aos outros por proximidade física ou conceitual, pessoas, países, cores, ideias, objetos são reconhecidos como vizinhos. A ideia de vizinho é a de proximidade e fronteira, vínculo e separação, semelhança e diferença”,

Quem também marca presença na Bienal é a designer Lara Mader, da Joyá, loja em Ipanema que reúne uma nova geração de joalheiros. Os anéis da coleção Texturas foram selecionados para a mostra “Aquilo que abraça”, dedicada à joalheria contemporânea brasileira. Inaugurada em  18 de setembro, ela fica em cartaz até 12 de outubro no Centro Cultural Brasil Argentina. 

Lara Mader      
Anéis Lara Mader      

 

A linha Texturas nasceu a partir das joias em formato de bichinhos, como seu famoso anel de unicórnio, que inspiraram Lara a criar anéis com texturas de animais como camaleão, cobra e jacaré. Há seis anos, Lara Mader divide seu tempo entre a criação e a administração da Joyá, espaço em Ipanema dedicado à exposição, divulgação e venda do trabalho de novos designer cariocas.

A exposição “Aquilo que Abraça” reúne artistas interessados no corpo como suporte e forma de expressão. Foram selecionados 43 artistas que apresentaram mais de 70 peças criadas com diferentes formatos e materiais, e que tem o abraço como fio condutor e mote da curadoria.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br