Um kit de sete peças de roupas e sete acessórios é tudo que uma mulher precisa para enfrentar o dia a dia com elegância e de forma consciente. Esta é a proposta do Tangram Colab, projeto desenvolvido pela empresa Zóia, de acessórios sustentáveis, e a Monthal, de homewear, que acaba de ser premiado no concurso Reinvente, promovido pela rede varejista Renner.
A parceria entre as duas marcas surgiu através do Procompi, programa desenvolvido pela Ajorio, Firjan e Sebrae/RJ que reuniu empresas de acessórios, do Rio de Janeiro, e de lingerie, de Nova Friburgo, para, durante um ano, trabalharem juntas no desenvolvimento de novos produtos. O resultado foi apresentado no desfile da Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima de Nova Friburgo – Fevest, em julho deste ano.
A coleção da dupla Zóia e Monthal conquistou o segundo lugar na categoria pós-consumo no concurso Reinvente. “Estamos muito felizes por mais este reconhecimento. A sustentabilidade na moda é um caminho sem volta, de muita resiliência, desafios e, principalmente, muito amor envolvido”, disse a designer Vanessa Wagner, criadora da Zóia.
Segundo Vanessa, a coleção Tangram consiste em um guarda-roupa básico com acessórios alternativos que complementam e diferenciam os looks. Assim, a partir de um número limitado de peças, é possível montar diversas combinações. O objetivo é estimular o consumo consciente, ao mesmo tempo em que oferece uma solução para fugir da obviedade de usar as mesmas roupas todos os dias.
A inspiração veio do Tangram, o quebra-cabeça chinês composto de sete peças geométricas. “A coleção é uma proposta diferenciada para mulheres conectadas com o seu tempo. Buscamos uma nova forma de estar na moda, disseminando um pensamento de consumo consciente”, afirmou Vanessa.
O kit da Monthal tem, neste primeiro momento, uma paleta preta e café, e é produzido com algodão sustentável e condicionamento natural. Já os acessórios da Zóia são feitos com cerâmica reciclada e aparas de tecidos sintéticos da própria Monthal.
O concurso Reinvente selecionou projetos com soluções para todos os elos da cadeia de valor do varejo de moda, dentro do conceito de sustentabilidade e economia circular. De caráter cultural e com abrangência nacional, o concurso premiou empresas em quatro categorias: matéria-prima, produção, varejo e pós-consumo.
Sobre o Procompi
O Procompi é um programa que resultou da parceria entre o Sebrae com a CNI, Firjan, Ajorio e Sindvest, executado pelo Instituto Moda Rio. A proposta era capacitar gratuitamente empresas de joias e de bijuterias e de moda íntima para o desenvolvimento conjunto de produtos de alto valor agregado. Durante um ano, eles assistiram a seis workshops, que abordaram temas como gestão, processo produtivo, etapas de comercialização e desenvolvimento de produto. As empresas selecionadas também ganharam consultorias, presenciais e à distância, para cada tema abordado nesses encontros. A etapa final foi o desenvolvimento das coleções, apresentada no desfile da Fevest 2018.
Coleção da Zóia e Monthal, desenvolvida pelo Procompi, ganha prêmio em concurso da Renner