LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Semana Design Rio terá espaço para venda de joias e bijuterias autorais

Amantes de acessórios com design autoral e contemporâneo não podem deixar de conferir a 6ª edição da Semana Design Rio, de 13 a 16 de setembro, no Museu de Arte Moderna (MAM), que vai contar, pela primeira vez, com a participação de seis marcas de joias e bijuterias no Mercado Design, área reservada ao varejo. Selecionadas pelo Globo,  Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro (Ajorio) e Sebrae/RJ, entre 31 empresas, Atelier Mourão, Joyá, Odara, Monica Krexa, Sobral e Zóia vão trazer as novidades das últimas coleções, que estarão à venda para o consumidor final.
 
Gargantilha de Paula Mourão    
 Gargantilha de Paula Mourão    
Segundo a presidente da Ajorio, Carla Pinheiro, o evento é uma ótima oportunidade para o público ver de perto a produção mais recente dos designers de joias e bijuterias, que ocupam lugar de destaque na indústria criativa do Rio de Janeiro. “Temos grandes artistas no setor, criadores comprometidos com o design e com a qualidade de seus produtos, que dão identidade à joalheria carioca. Pela primeira vez, estamos trazendo as empresas para a área de varejo, com o objetivo de aproximar as marcas de seus públicos e gerar bons negócios”, afirmou Carla Pinheiro, presidente da AJORIO, que vai participar da abertura do evento. 
Filha do artista plástico Caio Mourão, precursor da joalheria autoral no Brasil, Paula Mourão vai apresentar a linha Curvas, que traz peças inspiradas na paisagem do Rio de Janeiro. A artista faz uso de fitas de prata de vários tamanhos e, como uma brincadeira, descobre formas inusitadas de anéis, brincos e colares. É uma linha de movimentos com processos contínuos, onde o metal é o guia da joalheira.
 
Uma nova geração de designers formam a Joyá, marca que traz uma proposta diferenciada para a joalheria carioca. Lara Mader, Camila Herzfeldt, Denise Queiroz e Kilaqua compõem o time da Joyá, que produz peças alinhando as tendências da moda ao bom design, aproximando joalheria e artes plásticas no espaço da loja em Ipanema.
    Pack de pulseiras Joyá
    Pack de pulseiras Joyá

 
A designer argentina Monica Krexa cria acessórios em alumínio, material que elegeu como base de seu trabalho pelo seu forte apelo estético, brilho, textura e potencial sustentável, podendo ser reciclado infinitas vezes. Do seu atelier, localizado na Região dos Lagos, saem as peças que  estão presentes em lojas de todo o Brasil, Austrália, Japão, Argentina e boa parte da Europa.
 
Colares Monica Krexa    
 Colares Monica Krexa    
A Odara, marca de joias contemporâneas comprometida com o design, vai expor peças ícones, como o anel Vida, a pulseira Tarsila, e a linha Surf. A empresa, que comemora 12 anos de vida em dezembro, vai lançar a linha de peças em jaspe e em prata com texturas experimentais.
 
Vanessa Wagner, responsável pelas criações da Zóia, acredita que o conceito da marca se traduz no uso de uma linguagem autoral, aliada a processos artesanais e tecnológicos, preservando a simplicidade e a qualidade. A grife desenvolve produtos a partir de materiais inusitados, reciclados ou reaproveitados.

Especializada na confecção de joias e objetos decorativos, a Sobral Design usa como matéria-prima a resina de poliéster e tem como lema contribuir de forma social e sustentável para a vida.  Em 2007, a empresa teve suas peças expostas no Museu do Louvre e no mesmo ano participou do desfile Paris Fashion Week com a coleção de Karl Lagerfeld. Celebridades como Beyoncé e Oprah Winfrey já usaram as peças da marca.

A Semana Design Rio é realizada pelo jornal O Globo e pela revista Casa e Jardim, com patrocínio do Sebrae e CasaShopping, e reúne os nomes mais expressivos do design na decoração, artes plásticas e na joalheria. Durante o evento, acontecem palestras, workshops e exposições, além de atrações culturais e gastronômicas. No dia 14, Bruno Pompeu, sócio fundador da Casa Semio, vai apresentar a palestra O fascínio das joias através do tempo, às 19h. A atividade é oferecida pelo Sebrae/RJ e as inscrições podem ser feitas no local até 30 minutos antes do evento.

Mais de 100 mil visitantes já passaram pelas cinco edições da feira, que este ano traz como proposta o conceito “Viva o Design”, para mostrar como a arte está presente no cotidiano das pessoas.

Brinco Rambler Sobral Design     Pingentes Odara        
Brinco Rambler Sobral Design     Pingentes Odara        

 

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br