Nesta semana, as duas metrópoles mais importantes do país estão numa verdadeira maratona fashion. Muito mais que ditar tendências para a próxima estação, esses eventos aumentam a visibilidade do design de moda brasileiro dentro e fora do país, reforçam a imagem das marcas, geram emprego e renda e é a força desses movimentos que resolvi abordar na pensata do mês de abril.
Na capital paulista, o SPFW chega a sua 47ª edição e se consagra como uma das cinco maiores Semanas de Moda do Mundo. O design de joias e bijuterias carioca, já reconhecido internacionalmente inclusive pelas ações do projeto em parceria com o Sebrae/RJ, está muito bem representado pelas empresas participantes do Guia É do Rio!, Ecojoias Carol Barreto e Atelier Pepita. Ambas receberam na última edição o selo SPFW Ama pela criatividade, qualidade e inovação que elas expressam em suas criações e por isso foram convidadas a participar da loja temporária do Cartel 011 - marketplace que é hot spot em cultura jovem - dentro do evento.
Depois da lacuna deixada pelo Fashion Rio, o Veste Rio recoloca o Rio de Janeiro no “top trends” da moda mundial. Reunir empresas, desde o varejo até a indústria da moda e acessórios em um só lugar, a grosso modo, é como uma lupa que foca a atenção de compradores do mundo inteiro para a Cidade Maravilhosa. Outro fator que reforça a importância do evento é o fato de ser organizado pela Editora Globo – parte do maior conglomerado de comunicação do País - sob chancela do Caderno Ela e curadoria da Vogue Brasil, que dispensa apresentações.
Entendemos que este ano, de tantas mudanças políticas não só no alto escalão do País, mas em todas as instituições que trabalham para o crescimento das empresas brasileiras, cito nossas grandes parceiras Fecomércio, Firjan e Sebrae, foi extremamente difícil o fechamento desses coletivos. Mas cá estamos! Remando contra a maré de negativismo acerca da indústria da moda o que afeta diretamente nosso setor.
Apesar de toda correria, os empresários estão dando ao público o seu melhor. Mesmo com pouco tempo para se organizarem, o otimismo está estampado em cada empresário que busca seu espaço. Reitero que iniciativas como o Veste Rio dão ânimo para que as empresas criem coleções, se formalizem, cresçam e fortaleçam de forma progressiva a economia local. A moda inspira e por ser efêmera e cíclica haverá sempre um legado que consome e produz, ótimo para o mercado.